26 de abril de 2024

Orientações Preventivas para a Vida Pastoral das Paróquias e Comunidades, diante da atual situação da Pandemia do Coronavírus (COVID-19)

15/01/2022 . Publicações Oficiais

(CARTA OFICIAL CLIQUE AQUI)
NOVAS ORIENTAÇÕES- PANDEMIA

Aos clérigos e a todo Povo de Deus presente na Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.

Saúde e paz!

Frente a nova realidade com relação à Pandemia do Coronavírus (COVID-19), há um agravamento na questão da transmissão da COVID em razão da variante Ômicron. Várias pessoas, inclusive alguns clérigos, se contaminaram. Embora a maioria dos casos têm evolução com sintomas leves, é necessário atitude cautelar para evitarmos que nossas igrejas sejam ambientes de transmissibilidade da nova variante. Para tal orientamos e reafirmamos algumas medidas preventivas:

1. A utilização de máscara de proteção individual e álcool 70% são indispensáveis nos ambientes celebrativos e espaços onde acontecem as nossas reuniões pastorais;

2. Durante as celebrações da Palavra ou de Missa, retomarmos o distanciamento físico de 1 metro, nos bancos, entre as cadeiras e entre as pessoas; sendo assim, cada paróquia deverá organizar o melhor modo para controlar o fluxo de pessoas nas celebrações, seja por meio do agendamento ou distribuição de senha para participar de tais celebrações;

3. As demais ações celebrativas sacramentais devem obedecer aos mesmos critérios de distanciamento e proteção individual apresentados para as celebrações da Palavra e da Eucaristia;

4. As atividades pastorais presenciais devem acontecer nos ambientes celebrativos que já estão preparados para acolher os fiéis respeitando o distanciamento social;

5. Pessoas com sintomas gripais, ainda que sejam leves, devem manter isolamento social até que seja confirmada a natureza destes sintomas.

Com relação às várias cidades que enfrentam as consequências das chuvas muito intensas e enchentes, renovamos o nosso pedido de ajuda conforme a Campanha Diocesana em prol dos atingidos, especialmente doando máscaras e álcool 70% para a proteção de todos.

Como Igreja reafirmamos o nosso compromisso no cuidado com a vida. Esperamos que este momento de vulnerabilidade da pandemia seja superado o quanto antes, de modo que possamos dar prosseguimento com ardor missionário às nossas atividades pastorais e evangelizadoras.

Itabira, aos 15 de janeiro de 2022

Dom Marco Aurélio Gubiotti