25 de abril de 2024

Orientações Específicas para a Semana Santa

02/04/2020 . Publicações Oficiais

“O Senhor desperta, para acordar e reanimar a nossa fé pascal…
ouçamos mais uma vez o anúncio que nos salva:
Ele ressuscitou e vive ao nosso lado. Da sua cruz,
o Senhor desafia-nos a encontrar a vida que nos espera”.
Papa Francisco

A Semana Santa, que é a celebração anual do Mistério Pascal de Cristo, também celebrado em cada domingo, é o núcleo central do Ano Litúrgico. Neste ano somos convidados mais uma vez a celebrá-la com todo zelo expressando a dignidade e a beleza mistagógica deste tempo sagrado.

Porém, visto o impacto causado pelo avanço da pandemia do Covid-19 neste ano de 2020 e as circunstâncias que impedem celebrações com a participação dos fiéis na assembleia, somos todos chamados a cuidar da vida como dom e compromisso na colaboração com às normas estabelecidas pelas autoridades públicas e sanitárias, em comunhão com as orientações da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e o decreto diocesano emitido no dia 19 de março deste ano pelo nosso bispo.

Recordamos que a celebração da Páscoa (o Tríduo Pascal inteiro, que inicia com a Missa “da Ceia do Senhor” na Quinta-Feira santa) não se suprime nem se adia, mas deve ser feita nos dias previstos e nas condições possíveis. Se precisar auxiliares, que sejam no número mínimo e pessoas que não pertençam ao “grupo de risco”.

Que os fiéis sejam exortados na forma que poderão se unir à liturgia celebrada nas igrejas, mediante a oração em seus lares e a piedosa assistência às celebrações transmitidas somente “ao vivo” e não retransmitidas posteriormente pelos meios de comunicação.

A Comissão Diocesana de Liturgia apresenta, a seguir, orientações específicas com uma atualização das indicações e sugestões sobre as celebrações da Semana Santa, com propostas de adequação para a realidade de nossa diocese, a fim de que procedamos em unidade.

Orientações Diocesana:
Orientações Específicas: Semana Santa – 2020

Elo Litúrgico:
Semana Santa (5 a 12 de abril)

Domingo de Ramos:
Celebração em Família no Domingo de Ramos da Paixão do Senhor