Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

25 de abril de 2024

Orientações Específicas para a Semana Santa

02/04/2020 . Publicações Oficiais

“O Senhor desperta, para acordar e reanimar a nossa fé pascal…
ouçamos mais uma vez o anúncio que nos salva:
Ele ressuscitou e vive ao nosso lado. Da sua cruz,
o Senhor desafia-nos a encontrar a vida que nos espera”.
Papa Francisco

A Semana Santa, que é a celebração anual do Mistério Pascal de Cristo, também celebrado em cada domingo, é o núcleo central do Ano Litúrgico. Neste ano somos convidados mais uma vez a celebrá-la com todo zelo expressando a dignidade e a beleza mistagógica deste tempo sagrado.

Porém, visto o impacto causado pelo avanço da pandemia do Covid-19 neste ano de 2020 e as circunstâncias que impedem celebrações com a participação dos fiéis na assembleia, somos todos chamados a cuidar da vida como dom e compromisso na colaboração com às normas estabelecidas pelas autoridades públicas e sanitárias, em comunhão com as orientações da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e o decreto diocesano emitido no dia 19 de março deste ano pelo nosso bispo.

Recordamos que a celebração da Páscoa (o Tríduo Pascal inteiro, que inicia com a Missa “da Ceia do Senhor” na Quinta-Feira santa) não se suprime nem se adia, mas deve ser feita nos dias previstos e nas condições possíveis. Se precisar auxiliares, que sejam no número mínimo e pessoas que não pertençam ao “grupo de risco”.

Que os fiéis sejam exortados na forma que poderão se unir à liturgia celebrada nas igrejas, mediante a oração em seus lares e a piedosa assistência às celebrações transmitidas somente “ao vivo” e não retransmitidas posteriormente pelos meios de comunicação.

A Comissão Diocesana de Liturgia apresenta, a seguir, orientações específicas com uma atualização das indicações e sugestões sobre as celebrações da Semana Santa, com propostas de adequação para a realidade de nossa diocese, a fim de que procedamos em unidade.

Orientações Diocesana:
Orientações Específicas: Semana Santa – 2020

Elo Litúrgico:
Semana Santa (5 a 12 de abril)

Domingo de Ramos:
Celebração em Família no Domingo de Ramos da Paixão do Senhor

Dom Marco Aurélio Gubiotti
Bispo Diocesano

Pe. Efferson Dionísio Ramos Andrade
Assessor Diocesano de Liturgia

Gildete Maria Magalhães
Coordenadora Diocesana de Liturgia