20 de abril de 2024

O uso de máscaras em nossos ambientes celebrativos e de atividades pastorais

24/06/2022 . Publicações Oficiais

DOCUMENTO OFICIAL – USO DE MÁSCARAS (CLIQUE AQUI)

Com a chegada do inverno tem crescido o número de pessoas com síndromes gripais e também os contaminados pelo Coronavírus (COVID-19). Desde o início da pandemia a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano emitiu orientações para a vida celebrativa e pastoral de nossas comunidades eclesiais, visando a preservação da saúde de toda a população. Diante do atual cenário epidemiológico, embora não haja motivos para alardes, achamos por bem apresentar algumas recomendações aos clérigos e lideranças de nossas paróquias, comunidades e diversas pastorais.

Nos municípios de nossa Igreja Particular em que as prefeituras decretaram o retorno de utilização de máscaras em ambientes fechados, devemos acolher o que é determinado pelas autoridades civis constituídas, ou seja, todos os que se encontram nos espaços celebrativos e salas de reuniões, deverão portar máscara de proteção individual. As equipes de acolhida deverão ter disponíveis máscaras descartáveis para oferecer àqueles que por ventura não tenham trazido a sua.

Nos demais municípios em que as prefeituras não se manifestarem a respeito do retorno da utilização de máscaras, peço que os membros das equipes litúrgicas, em especial àqueles que estão nos serviços ligados ao presbitério, portem máscara de proteção individual. A assembleia litúrgica e aqueles que participam de nossas atividades pastorais deverão ser exortados sobre a importância da utilização de máscara, sobretudo neste momento de baixas temperaturas, como medida cautelar no enfrentamento às síndromes respiratórias, dentre elas o Coronavírus (COVID-19). Aqueles fiéis que decidirem não utilizar máscara, devem ser acolhidos nas nossas celebrações e atividades pastorais sem nenhuma forma de constrangimento.

Compete aos párocos e administradores paroquiais, contando com a colaboração dos fiéis leigos, cuidar para que os nossos ambientes celebrativos e espaços de reuniões pastorais sejam ambientes seguros para acolhida do povo de Deus.

Que Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de nossa Diocese, interceda a Deus para que tenhamos a graça da saúde e da paz.
Fraternalmente.

Itabira, 23 de junho de 2022.

Dom Marco Aurélio Gubiotti

Padre Adriano Mendes de Pinho