25 de abril de 2024

Dezembro: Pandemia do Coronavírus (COVID-19)

21/12/2020 . Publicações Oficiais

Itabira, 21 de dezembro de 2020.

Ao clero e a todo Povo de Deus presente na Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.

Vivemos tempos difíceis na história da humanidade em decorrência da pandemia Coronavírus (COVID 19). Ao longo deste ano de 2020 muitas vidas foram ceifadas vítimas desse vírus avassalador. Junto às famílias enlutadas, nos unimos em oração intercedendo para que os que partiram desta vida sejam acolhidos na Jerusalém Celeste. Aos que ficaram pedimos a Deus que transforme a dor em esperança de vida eterna.

Exortamos o povo de Deus que mantenha o uso das medidas de proteção e higiene pessoal, tais como: uso de máscaras, distanciamento social, lavar bem as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool 70%. Os meios de comunicação informam que a pandemia aumentou seu contágio principalmente entre as pessoas do mesmo grupo familiar. No território de nossa Igreja Particular estão altos os índices de ocupação hospitalar das UTIs e dos leitos destinados às vítimas do COVID. Por isso, recordamos que nas festas de fim de ano as pessoas evitem aglomerações, pois é importante cuidarmos de nossa saúde e daqueles que amamos.

Reafirmamos o compromisso de nossas comunidades eclesiais estarem atentas aos cuidadosas e às medidas previstas no protocolo de reabertura das Igrejas na Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano. Não podemos nos esquecer da importância da higienização dos templos e locais de reuniões e celebrações. Devemos respeitar o limite máximo de pessoas em cada espaço celebrativo dentro das normas de distanciamento social previsto no protocolo da diocese e pelos municípios. Nesse momento é importante que os párocos ou administradores paroquiais reúnam com as equipes de acolhida para avaliar o trabalho até então realizado e recordar a importância de seguir cuidadosamente o protocolo da diocese. A Igreja tem a responsabilidade social de contribuir com a luta no combate desta pandemia.

Expressemos nossa solidariedade com os doentes e famílias enlutadas por meio de nossas orações. Manifestemos nossa caridade com os mais empobrecidos de nossas comunidades. Que Nosso Senhor Jesus Cristo, o Deus conosco, nos fortaleça na travessia deste caminho de tribulação, transformando esse momento de trevas em luz. Faço votos de Feliz Natal e um abençoado Ano Novo a todo o nosso Povo de Deus.

Fraternalmente.

Dom Marco Aurélio Gubiotti