Coleta da Solidariedade para a Campanha da Fraternidade 2023

31/03/2023 . Publicações Oficiais

Itabira, 31 de março de 2023.

Prezados irmãos clérigos e querido Povo de Deus, das comunidades eclesiais da nossa Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.

Saudação fraterna, paz e bem!

No próximo final de semana, especificamente no próximo domingo, Domingo de Ramos da Paixão do Senhor, dia 02 de abril de 2023, as nossas comunidades eclesiais são chamadas a realizarem a Coleta da Solidariedade para a Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é: Fraternidade e Fome e o lema, “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Esta coleta é o gesto concreto imediato que cada fiel pode dar, mostrando o seu compromisso com a campanha, que busca, antes de mais nada, exercitar a fraternidade. Os recursos da coleta serão destinados aos projetos voltados para os segmentos que visam assistir aos mais empobrecidos da nossa sociedade brasileira e serão consideradas as propostas que propõem mobilizar a sociedade em torno de alternativas, para o enfrentamento das situações de fome e da falta de dignidade humana de nossos (as) irmãos e irmãs.

Os recursos arrecadados serão integrados aos fundos diocesano e nacional de solidariedade que têm contribuído para a promoção da dignidade humana, o compromisso com os pobres e a vida plena.

Do total arrecadado na Coleta da Solidariedade, 60% ficarão na Diocese e serão geridos através da Cáritas Diocesana com objetivo de apoiar iniciativas e projetos locais. Os outros 40% compõem o Fundo Nacional de Solidariedade, que é administrado pelo Departamento Social da CNBB.

Ao iniciarmos a Semana Santa de 2023, como sinal do nosso compromisso enquanto cristãos, conclamamos a todas as comunidades eclesiais de nossas paróquias para se expressarem generosamente, contribuindo na Coleta da Solidariedade, durante os ofícios religiosos das missas do próximo final de semana, particularmente das do Domingo de Ramos da Paixão do Senhor.

Irmãos e irmãs, peçamos ao Ressuscitado que a luz de seu mistério pascal possa resplandecer nas nossas vidas e nas nossas comunidades, revigorando os valores evangélicos da partilha, da justiça, do amor e da paz.

Que o Senhor Ressuscitado faça sentir por toda a parte a sua força de vida, de paz, de liberdade e de justiça para todos aqueles que servem ao Deus da Vida.

Com profundo agradecimento a todos os fiéis das nossas comunidades eclesiais, pedimos a proteção da Virgem Maria, a Senhora Aparecida, nossa padroeira diocesana, e a bênção do Senhor Ressuscitado,

Dom Marco Aurélio Gubiotti

Pe. Ueliton Neves da Silva