23 de abril de 2024

Dimensão Ecumênica

Desde 1966, a Dimensão Ecumênica começou a fazer parte do Plano de Pastoral de Conjunto da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, com algumas variantes. Nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil de 1995 surgem as Exigências Intrínsecas da Evangelização: serviço, diálogo, anúncio e testemunho de comunhão. Na Assembléia Geral da CNBB de 2003, com o novo Estatuto, foram criadas as Comissões Episcopais de Pastoral. A Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso é uma das dez Comissões.

Objetivo geral:
Promover o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso na Igreja Católica no Brasil, à luz das orientações do magistério eclesial, em atenção à pluralidade religiosa do país.

Objetivos específicos:
Promover o diálogo ecumênico e inter-religioso nos níveis regional e nacional. Estimular as “comissões bilaterais” existentes e estimular a criação de novas Comissões ou Grupos de diálogo.

Coordenador(a)

Leonor Peres de Souza