28 de março de 2024

Comissão Diocesana do Meio Ambiente

“O meio ambiente é um bem coletivo, patrimônio de toda a humanidade e responsabilidade de todos. Quem possui uma parte é apenas para administrá-la em benefício de todos. Se não o fizermos, carregamos na consciência o peso de negar a existência aos outros”… Papa Francisco, Evangelii Gaudium 95

Na reunião da Província Eclesiástica realizada em agosto de 2014, após um longo debate sobre a mineração e suas consequências, definiu-se pela realização de um seminário amplo para discutir o tema. O seminário foi realizado em novembro e uma das propostas foi a constituição da comissão de meio ambiente da província e das dioceses. Esta proposta foi referendada na reunião de março de 2015. Foram delegados um padre e dois leigos de cada diocese para fazer o trabalho. Esta comissão tem como referência a Laudato Si.

Esta comissão tem como objetivo fazer a articulação e levantamento junto as paróquias e comunidades sobre a situação ambiental, além do incentivo a criação das comissões paroquiais. Várias paróquias já criaram suas comissões e estão desenvolvendo um trabalho de denuncia quanto a destruição do meio ambiente, mas também desenvolvendo um trabalho de formação e conscientização sobre a necessidade de maior proteção e desenvolvendo ações concretas para isto tais como: Cercamento de nascentes, plantio de águas, limpeza de córregos, limpeza de lagoas, plantio de mudas, barraginhas, fossas sépticas. Além do grande debate e desafio da mineração na diocese. Realização de seminários, criação dos comitês e realização das romarias.

Coordenador(a)

Lucimere da Silva Leão