Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

27 de abril de 2024

Pastoral Carcerária lança glossário com termos sobre sua missão e objetivo

22/01/2024 . Igreja

A Pastoral Carcerária Nacional (PCr) lançou nesta quarta-feira, 17 de janeiro, o Glossário de Termos da Pastoral Carcerária 2024 com o objetivo de explicar termos sobre seus objetivos na missão de promover a evangelização e dignidade humana, rumo ao mundo sem cárceres. O fim das prisões pode ser algo difícil de se compreender, sendo visto inclusive como algo que aumentaria a violência.

A publicação é destinada a auxiliar profissionais de imprensa, agentes de pastoral, familiares, sobreviventes do sistema prisional (egressos/as), políticos e outras pessoas ou organizações ligadas ao cárcere a entender a luta pelo desencarceramento.

“Com uma explicação detalhada dos objetivos da Pastoral Carcerária Nacional e os termos que utilizamos, além de um apêndice detalhando os pontos da Agenda Nacional Pelo Desencarceramento, esperamos que esse documento possa esclarecer dúvidas sobre o propósito do desencarceramento”, explica a irmã Pietra Pfaller.

A PCr é uma pastoral sociotransformadora ligada à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) que tem como objetivo visitar os cárceres e, realizando a assistência religiosa, direito assegurado no artigo 24 da Lei de Execução Penal (LEP), a PCr tem como objetivo a evangelização e promoção da dignidade humana, cotidianamente violada atrás das grades.

O Brasil é o terceiro país com a maior população carcerária do mundo: em 2022, segundo dados do  Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicados pelo jornal O Globo, o número de pessoas encarceradas no Brasil ultrapassou 909 mil.

Acesse:
Glossário da Pastoral Carcerária

CNBB