23 de abril de 2024

Santuário Nossa Senhora da Piedade

Criação: 22 de abril 2016

Situado no alto de um morro do perímetro rural do bairro Córrego Alto, na cidade de Coronel Fabriciano, o Santuário Nossa Senhora da Piedade está edificado em um ambiente silencioso e propício a oração. Sua construção foi realizada mediante esforços das comunidades da Paróquia Santo Antônio e sob os cuidados dos padres Xaverianos: Camilo, Romeo e Sandro.

No dia 18 de outubro de 1998 (dia mundial das missões naquele ano), este templo foi criado e proclamado como santuário diocesano pelo então bispo da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano Dom Lélis Lara. Em 27 de março de 2011, deixou de pertencer à Paróquia Santo Antônio e passou a localizar-se em território da Paróquia São Francisco Xavier, após a criação desta última. Com um decreto de Criação do Santuário Nossa Senhora da Piedade da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, em data do dia 22 de abril de 2016, Dom Marco Aurélio Gubiotti, visando suprir a inexistência de um documento do referido ato de 1998 nos arquivos da Cúria Diocesana, oficializou a criação do mesmo.

Além de proporcionar um espaço privilégio de encontro com Deus e contato com um exuberante espaço verde, o santuário oferece um caminho que contempla as Dores de Nossa Senhora, um percurso com as 15 estações da via sacra, um imponente Cruzeiro na parte mais elevada do espaço do santuário, uma colina dedicada a Nossa Senhora de Fátima, dentre outros. O grupo dos Amigos do Santuário zela com especial cuidado para manter este lugar sagrado sempre acolhedor a todos que o procuram e dele se beneficiam.

Administração do Santuário:
Paróquia São Francisco Xavier