Criação: 11 de agosto de 2009
Instalação: 07 de dezembro de 2009
A Paróquia Senhor do Bonfim foi criada por Dom Odilon Guimarães Moreira aos 11 de agosto de 2009 com o nome de Paróquia Divino Espírito Santo. Foi instituída aos 07 de dezembro de 2009 pelo mesmo bispo. Foi criada a partir do desmembramento da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, tendo como pároco o Pe. José Geraldo da Silva Reis. Em 2014, através da assembleia paroquial, o nome da Paróquia foi mudado de Paróquia Divino Espírito Santo para Paróquia Senhor do Bonfim. Um novo decreto foi feito e assinado por Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano, alterando o nome da paróquia e do seu padroeiro. A matriz paroquial, também conhecida pelo povo como Santuário Senhor do Bonfim, bem como o escritório paroquial, situam-se à Rua Graciliano Ramos, 316, bairro Cidade Nobre, em Ipatinga.
A paróquia Senhor do Bonfim possui sete comunidades: Nossa Senhora da Esperança, Nossa Senhora Aparecida e Santa Clara, no bairro Esperança; São João Batista, Santa Teresinha, Nossa Senhora Aparecida e Senhor do Bonfim, no bairro Cidade Nobre.
O primeiro administrador paroquial foi o Pe. Roberto Gualberto da Costa, permanecendo de 07 de dezembro de 2009 a 07 de março de 2010; o segundo administrador paroquial foi o Pe. José Milton Goulart, permanecendo de 07 de março de 2010 a 02 de fevereiro de 2015. O primeiro pároco, Pe. Fernando dos Santos Andrade, tomou posse no dia 02 de fevereiro de 2015, em missa presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti, na Igreja Matriz da Paróquia.
A paróquia Senhor do Bonfim recebeu assistência pastoral de outros sacerdotes: Pe. José Antônio Meireles, Pe. José Ricardo dos Santos, Pe. Efraim Solano Rocha e também do diácono permanente João Carlos Medeiros. Atualmente colabora como vigário paroquial o Pe. Nivaldo de Souza Aranda.
Muitas são as pastorais, movimentos e serviços existentes na ação evangelizadora da Paróquia que celebrou seus 10 anos de criação com uma bonita celebração de Ano Jubilar. Louvado seja Deus por esta paróquia, autêntica casa da Palavra, do Pão, da Caridade, da Missão.