26 de abril de 2024

Paróquia Senhor do Bonfim

Criação: 11 de agosto de 2009
Instalação: 07 de dezembro de 2009

A Paróquia Senhor do Bonfim foi criada por Dom Odilon Guimarães Moreira aos 11 de agosto de 2009 com o nome de Paróquia Divino Espírito Santo. Foi instituída aos 07 de dezembro de 2009 pelo mesmo bispo. Foi criada a partir do desmembramento da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, tendo como pároco o Pe. José Geraldo da Silva Reis. Em 2014, através da assembleia paroquial, o nome da Paróquia foi mudado de Paróquia Divino Espírito Santo para Paróquia Senhor do Bonfim. Um novo decreto foi feito e assinado por Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano, alterando o nome da paróquia e do seu padroeiro. A matriz paroquial, também conhecida pelo povo como Santuário Senhor do Bonfim, bem como o escritório paroquial, situam-se à Rua Graciliano Ramos, 316, bairro Cidade Nobre, em Ipatinga.

A paróquia Senhor do Bonfim possui sete comunidades: Nossa Senhora da Esperança, Nossa Senhora Aparecida e Santa Clara, no bairro Esperança; São João Batista, Santa Teresinha, Nossa Senhora Aparecida e Senhor do Bonfim, no bairro Cidade Nobre.

O primeiro administrador paroquial foi o Pe. Roberto Gualberto da Costa, permanecendo de 07 de dezembro de 2009 a 07 de março de 2010; o segundo administrador paroquial foi o Pe. José Milton Goulart, permanecendo de 07 de março de 2010 a 02 de fevereiro de 2015. O primeiro pároco, Pe. Fernando dos Santos Andrade, tomou posse no dia 02 de fevereiro de 2015, em missa presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti, na Igreja Matriz da Paróquia.

A paróquia Senhor do Bonfim recebeu assistência pastoral de outros sacerdotes: Pe. José Antônio Meireles, Pe. José Ricardo dos Santos, Pe. Efraim Solano Rocha e também do diácono permanente João Carlos Medeiros. Atualmente colabora como vigário paroquial o Pe. Nivaldo de Souza Aranda.

Muitas são as pastorais, movimentos e serviços existentes na ação evangelizadora da Paróquia que celebrou seus 10 anos de criação com uma bonita celebração de Ano Jubilar. Louvado seja Deus por esta paróquia, autêntica casa da Palavra, do Pão, da Caridade, da Missão.

O início desta história aponta para a Vila de Setúbal, em Portugal. Em meados do século XVII, foi encontrada, por pescadores, uma imagem de aproximadamente 1,5 metros, flutuando no mar. Era uma imagem de Cristo Crucificado, de braços abertos, como se estivesse em ascensão aos céus. Foi um espanto para a Vila. Logo, agricultores da região e todos os marítimos de Setúbal passaram a venerar, com grande devoção, aquela imagem milagrosa. Discutiram qual “o fim” dariam para aquela imagem. Deveria ser um “ Bom Fim”, pois aquele advento da imagem era sagrado. Não tardou, pela dinamicidade da língua, ficar conhecida como Nosso Senhor do “ Bomfim” ( escrita com m). A pequena ermida, até hoje existente, que hora se chamava “ Anjo da Guarda “, abrigou aquela imagem poderosa. Com o passar do tempo, dado ao alto grau de visitação e de preces feitas àquela imagem, passou a ser chamada “ Capela do Senhor do Bonfim “.

No Brasil, a réplica perfeita da imagem original chegou à cidade de Salvador, no ano de 1745, trazida de Portugal pelo Capitão de Mar e Guerra Theodózio Rodrigues de Faria. E, assim surgiu um dos monumentos sacros mais importantes do Brasil, que é a igreja do Senhor do Bonfim.

Em 1972 iniciaram-se as primeiras reuniões de oração, partilha da palavra de Deus e demais atividades religiosas que ocorriam nas dependências da Escola Estadual Polivalente. Buscando encontrar um local definitivo para construir a igreja, membros da liderança foram solicitar à Prefeitura Municipal de Ipatinga junto ao prefeito da época, Sr. João Lamego Neto, que cedeu o terreno na Rua Sigmund Freud , próximo ao ribeirão que divide Cidade Nobre e Vila Celeste. A líder comunitária, Sra. Marina Oliveira Soares, questionou ao então prefeito a inviabilidade da construção de uma igreja naquele terreno, por estar muito afastado do centro do bairro e muito próximo ao ribeirão . Em acordo com o prefeito, João Lamego Neto, mediante à planta do Bairro Cidade Nobre, acordaram em trocar as áreas , onde a Sra. Marina Oliveira Soares escolheu o local, onde hoje está localizado o Santuário Senhor do Bonfim.

Na época, os fiéis referiam-se à igreja como sendo Igreja do Bairro Cidade Nobre e , ao mesmo tempo, questionavam junto às lideranças qual seria o padroeiro da Igreja. Várias opiniões surgiram, mas nenhuma definição.

Segundo a Sra. Marina Oliveira Soares estavam em calorosa discussão, sobre diversas questões como: que nome vamos colocar, qual levaremos para apresentar ao padre José Miranda? Falei assim: “ Gente, vamos com o Senhor do Bonfim, Ele é o nosso Senhor Jesus Cristo Crucificado, a razão e o sentido da nossa fé.” Essa convicção em relação a escolha do padroeiro deve-se à experiência que teve ao visitar em romaria a Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador: “ Pessoas humildes, simples, rezando com profundo amor e adorando Jesus. Ajoelhados diante daquela imagem, chorando, emocionadas, sentindo o amor de Jesus, e eu também chorei muito, fui muito tocada, fiquei impressionada, pensei, nossa igreja podia ter Ele como padroeiro, Ele é o Senhor que vai nos acolher em nosso fim”. Todos foram concordando e , ao apresentar ao padre José Miranda a escolha do Senhor do Bonfim, ele aprovou. Devemos muito a ele que nos acolhia, orientava e dialogava muito com a liderança comunitária . A igreja conhecida como Igreja do Bairro Cidade Nobre, passou a chamar Igreja do Senhor do Bonfim.

Pároco

Pe. Fernando dos Santos Andrade

Vigário Paroquial

Pe. Raimundo Vieira da Rocha