Paróquia São Sebastião

Criação: 20 de setembro de 1882
Instalação: 20 de maio de 1897

Em 1854 surgiu a capela de Dionísio (Atual Paróquia de São Sebastião) que, dedicada ao Santíssimo Sacramento, tornou-se freguesia em 1882.

Pela Provisão de 13 de agosto de 1.882, foi criado o curato de Dionísio, pertencente a freguesia de Alfié. Pela Lei Estadual de 20 de setembro do mesmo ano, foi elevado a Paróquia do Santíssimo Sacramento, cuja instalação canônica se deu em 20 de maio de 1897.

A Paróquia São Sebastião é uma circunscrição eclesiástica Católica Apostólica Romana, sediada no município de Dionísio, no interior do Estado de Minas Gerais. Faz parte da Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano, estando situada na Região Pastoral II.

Em setembro de 1923 a denominação do distrito passou de São Sebastião do Dionísio para Dionísio. A Lei Estadual Nº 336, de 27 de dezembro de 1948, criou o município de Dionísio, desmembrado do município de São Domingos do Prata e composto na época somente do distrito sede, que foi instalado em 01 de janeiro de 1949. Atualmente, além da sede, o município é composto dos distritos de Conceição de Minas e Baixa Verde, sendo este último criado pela Lei Municipal Nº 301 de 04 de abril de 2002.

A Paróquia São Sebastião é composta atualmente por seis setores missionários situados na área urbana (Santo Antônio, Nossa Senhora de Fátima, São Francisco de Assis, Senhor Bom Jesus, João Paulo II, São Sebastião), duas comunidades distritais (Baixa Verde e Conceição de Minas) e oito Comunidades Rurais (Amoras, Areias, Bastos, Bonfim, Brejaúba de Baixo, Brejaúba de Cima, Córrego Grande e Mundo Novo). Todas as comunidades possuem sua Igreja ou capela onde são ministradas as Celebrações Eucarísticas, com participação assídua dos fiéis.

As prioridades da ação evangelizadora da paróquia concentram-se no trabalho missionário, catequese infanto-juvenil e de adultos. Existem as Pastorais do Batismo, Catequese, Dízimo, Familiar, Juventude, Liturgia, Pascom, Sobriedade, Pessoa Idosa além dos Movimentos: Apostolado da Oração, Vicentinos, Mãe Rainha, Terço dos Homens, Terço das Mulheres, Terço das Crianças. Grupos de Reflexão

A realidade eclesial é marcada por uma religiosidade tradicional de devoções e sacramentos, mas também é marcada por uma igreja que se renova a cada dia nas comunidades de comunidades em uma nova  paróquia.

Dionísio é muito conhecida pelas excelentes festas já tradicionais no calendário anual, como a de  São Sebastião em Janeiro, padroeiro da Cidade; Santo Antônio em Junho e de Nossa Senhora do Rosário em Outubro.

A PRIMEIRA IGREJA / O PRIMEIRO CEMITÉRIO

Os moradores se reuniram para construir a primeira igreja do povoado. O senhor Joaquim Berlamino Drummond trabalhou muito na construção da igreja.

Ao povoar Dionísio os moradores fizeram um cemitério um pouco fora do lugarejo, onde foram enterrados os primeiros moradores do lugar. Existem ainda marvas deste primeiro cemitério do lugar, e atualmente o local faz parte de um pasto onde se soltam animais.

Com a construção da igreja, padres passaram a vir ao povoado para celebrar missas aos domingos e então foi escolhido o nome do padroeiro de Dionísio: São Sebastião foi o escolhido por ter nascido soldado como Dionísio.

A população tem grande devoção por seu padroeiro e nunca esqueceu o seu dia que é comemorado no dia 20 de janeiro, com muito brilho e animação.

A PINTURA DA IGREJA

Em 1922 contrataram um pintor para pintar a igreja de nome Alfredo Cãnfora e este trouxe sua família, ficou alguns anos trabalhando aí trabalhando. A igreja ficou muito bonita e no teto ele pintou a imagem de São Sebastião grande, que era verdadeira obra prima.

Dionísio já era um arraial bem adiantado, mas ainda não tinha água encanada, nem estrada e nem luz elétrica, que só era conhecida pelas pessoas que viajavam a lugares mais evoluídos.

Em 1924 foi colocada a pedra fundamental para a construção da rede de distribuição de água em Dionísio. Fizeram uma grande festa. Participaram o Prefeito de São Domingos do Prata, Dr. Edelberto de Léllis Ferreira e uma numerosa comitiva que participou das festas. Os Senhores José Isidório Garcia e José Martins Drumond eram vereadores de Dionísio na Câmara Municipal de São Domingos do Prata. O Sr. José Isidório Garcia ofereceu ao Prefeito e sua comitiva um banquete, para o qual foram convidadas as pessoas mais representáveis do lugar e à noite, na casa do Sr. Antônio Starling da costa, foi realizado um animado baile que terminou no dia seguinte ao romper da manhã.

São Sebastião foi um mártir dos primeiros séculos da igreja cristã, por professar e não renegar sua fé em Cristo.

São Sebastião nasceu em Narbona, na França, no ano de 256 da Era Cristã. Ainda jovem, mudou-se com a família para Milão, na Itália, cidade de sua mãe. Alistou-se no exército de Roma e tornou-se o soldado predileto do imperador Diocleciano. Conquistou o posto de comandante da Guarda Pretoriana.

Secretamente, Sebastião converter-se ao cristianismo e valendo-se do alto posto militar, fazia visitas frequentes aos cristãos presos que aguardavam para serem levados para o Coliseu, onde seriam devorados pelos leões, ou mortos em lutas com os gladiadores. Com palavras de ânimo, e consolo, fazia os prisioneiros acreditarem que seriam salvos da vida após a morte, segundo os princípios do cristianismo.

Administrador Paroquial

Pe. Nailson Mangabeira da Silva, CR