Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

08 de julho de 2020

Paróquia São Sebastião

Em 1854, surgiu a capela de Dionísio ( Atual Paróquia de São Sebastião, município de Dionísio) que dedicada ao Santíssimo Sacramento, tornou-se freguesia em 1882.

Pela Provisão de 13 de agosto de 1.892, foi criado o curato de Dionísio, pertencente a freguesia de Alfié. Pela Lei Estadual de 20 de setembro do mesmo ano, foi elevado a Paróquia do Santíssimo Sacramento, cuja instalação canônica se deu em 20 de maio de 1.897.

A Paróquia São Sebastião é uma circunscrição eclesiástica, Católica Apostólica Romana, sediada no município de Dionísio, no interior do estado de Minas Gerais. Faz parte da Diocese de Itabira-Fabriciano, estando situada na Região Pastoral II.  Foi criada em 20 de maio de 1897.

Em setembro de 1923, a denominação do distrito passou de São Sebastião do Dionísio para Dionísio. A Lei Estadual Nº 336, de 27 de dezembro de 1.948, criou o município de Dionísio, desmembrado do município de São Domingos do Prata e composto na época somente do distrito sede, que foi instalado em 01 de janeiro de 1.949. Atualmente, além da sede, o município é composto dos distritos de Conceição de Minas e Baixa Verde, sendo este último criado pela Lei Municipal Nº 301 de 04 de abril de 2.002.

A Paróquia São Sebastião , de Dionísio – MG é composta atualmente por seis setores Missionários situados na área urbana ( Santo Antônio, Nossa Senhora de Fátima, São Francisco de Assis, Senhor Bom Jesus, João Paulo II, São Sebastião, duas comunidades distritais ( Baixa Verde e Conceição de Minas, e oito Comunidades Rurais ( Amoras, Areias, Bastos, Bonfim, Brejaúba de Baixo, Brejaúba de Cima, Córrego Grande e Mundo Novo). Todas as nossas comunidades possuem sua Igreja ou capela onde são ministradas as Celebrações Eucarísticas, com participação assídua dos fiéis.

As prioridades da ação evangelizadora da paróquia concentram-se no trabalho missionário, catequese infanto-juvenil e de adultos.

Temos as Pastorais do Batismo, da Catequese, do Dízimo, Familiar, da Juventude, da Liturgia, Pascom, da Sobriedade, da Pessoa Idosa, Movimentos: Apostolado da Oração, Vicentinos, Mãe Rainha, Terço dos Homens, Terço das Mulheres, Terço das Crianças. Grupos de Reflexão

Nossa realidade eclesial é marcada por uma religiosidade tradicional de devoções e sacramentos. Mas também é marcada por uma igreja que se renova a cada dia nas comunidades de comunidades em uma nova  paróquia

Dionísio é muito conhecida pelas excelentes Festas já tradicionais em nosso calendário anual, como a de:  São Sebastião em Janeiro, padroeiro da Cidade; Santo Antônio em Junho e de Nossa Senhora do Rosário em Outubro.

A PRIMEIRA IGREJA

O PRIMEIRO CEMITÉRIO

Os moradores se reuniram para construir a primeira igreja do povoado. O senhor Joaquim Berlamino Drummond trabalhou muito na construção da igreja.

Ao povoar dionísio os moradores fizeram um cimintério um pouco fora do lugarejo, onde foram enterrados os primeiros moradores do lugar. Existem ainda marvas deste primeiro cemitério do lugar, e atualmente o ocal faz parte de um pasto onde se soltam animais.

Com a construção da igreja, padres passaram a vir ao povoado para celebrar missas aos domingos e então foi escolhido o nome do padroerio de Dionísio: São sebastião foi o escolhido por ter nascido soldado como dionísio

A população tem grande devoção por seu padroeiro e nunca esqueceu o seu dia que é comemorado em todo 20 de janeiro, com muito brilho e animação.

A PINTURA DA IGREJA:

EM 1922, contratarm um pintor para pintar a igreja; chamava-se Alfredo Cãnfora e ele trouxe sua familia e ficou alguns anos trabalhando aqui. A igreja ficou muito bonita e no teto ele pintou um são sebastião grande, que era verdadeira obra prima.

Dionísio já era um arraial bem adiantado, mas, ainda não tinha água encanada, nem estrada e nem luz elétrica, que só era conhecida pelas pessoas que viajavam a lugares mais evoluídos.

Em 1924, foi colocada a pedra fundamental para a construção da rede de distribuição de água em Dionísio. Fizeram uma grande festa; vieram do Prata o Prefeito Dr. Edelberto de Léllis Ferreira e uma numerosa comitiva que participou das festas. Os Srs. José Isidório Garcia e José Martins Drumond, eram vereadores de Dionísio na Câmara Municipal de São Domingos do Prata. O Sr. José Isidório Garcia , ofereceu ao Prefeito e sua comitiva, um laudo banquete, para o qual foram convidadas as pessoas mais representáveis do lugar. A noite na casa do Sr Antônio Starling da costa, foi realizado um animado baile que terminou no dia seguinte ao romper da manhã.

São Sebastião foi um mártir dos primeiros séculos da igreja cristã, por professar e não renegar sua fé em Cristo.

São Sebastião nasceu em Narbona, na França, no ano de 256 da Era Cristã. Ainda jovem, mudou-se com a família para Milão, na Itália, cidade de sua mãe. Alistou-se no exército de Roma e tornou-se o soldado predileto do imperador Diocleciano. Conquistou o posto de comandante da Guarda Pretoriana.

Secretamente, Sebastião converter-se ao cristianismo e valendo-se do alto posto militar, fazia visitas frequentes aos cristãos presos que aguardavam para serem levados para o Coliseu, onde seriam devorados pelos leões, ou mortos em lutas com os gladiadores. Com palavras de ânimo, e consolo, fazia os prisioneiros acreditarem que seriam salvos da vida após a morte, segundo os princípios do cristianismo.

Pároco

Pe. Júlio Martin Abad

Telefone

(31) 3858-1333

E-mail

Paroquiasaosebastião2007@yahoo.com.br

Comunidades

Comunidade Areias
Zona rural

Comunidade Bastos
Zona rural

Capela São Francisco
Rua Antônio Roberto Pereira, 1149 -Serra do Luar

Capela Santo Antônio
Praça Santo Antônio - Centro
Comunidades Amoras - Zona rural

Comunidade Mundo Novo Zona rural

Comunidade Brejaúba de Baixo
Zona rural

Capela N. S. de Fátima
Rua Joaquim F. Nunes, 90- Centro

Comunidade Conceição de Minas
Rua N. S. da Conceição, 32-Distrito

Comunidade Baixa Verde.
Igreja São Geraldo. Rua Dicão Raimundo G. Freitas, 305 – Distrito

Comunidade Brejauba de Cima Capela -São Judas Tadeu. Zona rural

Horários de Missas e Celebrações

Matriz
Quinta-feira- 19h
Domingo 7h, 9h, 19h

Setores missionários
3ª Terça e 3ª Sexta feira 19h

Brejaúba de Cima
2ª Quarta-feira 17h

Bastos
4º Domingo 15h

Areias
3º Sábado 16h

Mundo Novo
3ª Sábado 17h30

Baixa Verde
2º Domingo 10h
4º Sábado 19h

Conceição de Mina
1º Sábado 19h
3º Domingo 15h30

Brejaúba de Baixo
1ª Domingo 10h

Amoras
2ª Sexta-feira 17h

Córrego Grande
2º Sábado 16h