25 de abril de 2024

Paróquia São Sebastião

Criação: 25 de março de 1968
Instalação: 28 de março de 1968

Fundada em 25 de março de 1968, através do decreto assinado pelo bispo Diocesano Dom Marcos Antônio Noronha, a Paroquia nasceu após a comunidade católica da cidade demostrar grande interesse em assumir as responsabilidades canônicas e tornar-se uma comunidade independente, sendo desvelados anos de trabalhos em busca desse objetivo.

Em 28 de março de 1968 foi instalada a Paróquia São Sebastião de Bela Vista de Minas e dada a posse do seu primeiro pároco, Padre Oswaldo de Podestá.

As primeiras pastorais e ministérios foram organizados logo após a criação da paróquia, mas várias outras pastorais e ministérios, além de movimentos, associações e grupos foram criadas ao longo do tempo. A paróquia conta hoje com mais de 20 grupos organizados entre ministérios, pastorais, movimentos, grupos e associações, atuando em 19 comunidades, coordenados por um grande número de lideranças.

Desde sua criação a Paróquia, contou com trabalho dos seguintes padres: Oswaldo de Podestá, Geraldo Maria de Oliveira, Gerard Lucien Peeters, Aloísio Vieira, Carlito de Souza, Francisco Neto Guerra, Elson Vital dos Reis e José Enésio Pinheiro.

São Sebastião nasceu em Narbona, na França, no ano de 256 da Era Cristã. Ainda jovem, mudou-se com a família para Milão, na Itália, cidade de sua mãe. Alistou-se no exército de Roma e tornou-se o soldado do imperador Maximiano. Conquistou o posto de comandante da Guarda Pretoriana.

Secretamente, Sebastião converteu-se ao cristianismo, sempre que conseguia uma oportunidade, visitava os cristãos presos, levava uma ajuda aos que estavam doentes e aos que precisavam, muitos seriam devorados pelos leões, ou mortos em lutas com os gladiadores. Com palavras de ânimo, e consolo, fazia os prisioneiros acreditarem que seriam salvos da vida após a morte, segundo os princípios do cristianismo.

São Sebastião é conhecido por ter servido a dois exércitos: o de Roma e o de Cristo.

Pároco

Pe. Gustavo da Silva Alves

Diácono Paroquial

Diácono Eduardo Gomes Roberto

pssebastiaobelavista@dioceseitabira.org.br

Comunidades

Comunidade Santo Antônio
Capela Branca - Zona Rural
Bela Vista de Minas

Comunidade Nossa Senhora da Conceição
Rua: Guiomar Quaresma, 910 - Córrego Fundo

Comunidade Nossa Senhora de Fátima
Rua: Geraldo Carlos Barroso, 52 - JK

Rua Raimundo Vitor Fonseca, 127- Lages

Comunidade Santa Ana e São Joaquim
Rua: Antônio Vital Bueno, 232 - Lages
Obs: A comunidade ainda não possui Capela, reúnem-se em um galpão emprestado.

Comunidade Santa Rita
Av. Doutor Leão de Araújo, 63 - Lages
Obs: A comunidade se reúne na Sede São Vicente de Paula, pois ainda não possui Capela.

Comunidade Nossa Senhora da Boa Esperança

Comunidade Sagrada Família
Rua: Milton Gomes Almeida
Bairro: Serrinha - Bela Vista de Minas
Obs: Capela em construção.

Horários de Missas e Celebrações