A construção da igreja teve início no final do século XVIII por iniciativa do casal João Antônio Ferreira e Maria Camilo que doaram o terreno e a imagem de São José.
Com a ajuda do povo e de Domingos Alves da Costa um dos fundadores do arraial foi construído o altar-mor e depois toda a igreja.
As madeiras foram doadas pelo povo que muito trabalhou na edificação da igreja.
As madeiras eram trazidas em carros de boi cujos chifres eram enfeitados por fitas tal era a alegria dos moradores.
Em 1907 estava concluída a igreja. Com o seu santo padroeiro no altar.
Em 1930 foi inaugurado a torre da igreja patrocinada por José Cândido da Costa, senhor muito devoto, acolhia padres e bispos que celebravam ou em visita à vila.
A igreja passou por várias reformas: pisos, telhado, paredes, pintura, porém sem perder suas características. A atual pintura foi feita em 2015.
Em 2017 iniciou-se a construção de um acréscimo na igreja para a instalação da Capela do Santíssimo, que foi inaugurada em 17 fevereiro de 2018. Fazem parte do acréscimo uma sala de reuniões e ampliação da sacristia.
Padroeiro
O padroeiro da igreja é São José. A Festa de São José realiza-se em março, mas durante muitos anos realizava-se no mês de agosto junto a Festa de Nossa Senhora do Rosário, animada por banda de música, marujadas e comida farta para todos.
Por decreto municipal o Dia da Cidade comemora-se em março em homenagem a São José.
Outras Festas da Paróquia
Festa do Santíssimo celebrada desde muitos anos com todas as ruas enfeitadas e a tradicional Festa de Agosto quando são homenageados São Sebastião, Divino Espírito Santo e Nossa Senhora do Rosário. São três dias de festas abrilhantadas por banda de música, marujada, queima de fogos de artificio e a queima de uma grande fogueira, onde se homenageia os santos festejados.
A paróquia possui cinco comunidades na zona rural
Comunidade da Varginha- Padroeiro São Geraldo
Comunidade do Alto Capinal- Padroeiro São Sebastião
Comunidade Motas- Padroeira Nossa Senhora Aparecida
Comunidade da Bolívia- Padroeiro São Geraldo
Comunidade Vila Antônio Bernadino (em construção) – Padroeira Nossa Senhora do Rosário
Histórico da Paróquia
Em 29 de dezembro de 1965, no ato da posse de D. Marcos Noronha, foi instalada a Paróquia São José pelo então bispo diocesano. E em 23 de fevereiro de 1978, depois de consultar o Conselho Presbiterial, D. Mário Gurgel assinou o decreto dado e passado na Cúria Diocesana de Itabira, suprimindo a paróquia, passando a ser capela. Considerando que a urbanização acelerada, verificada na Diocese, estava esvaziando a região rural. Esta situação de emigração havia impossibilitado seu funcionamento como paróquia. Essas modificações urgiram uma reestruturação, no sentido de diminuir o atendimento às comunidades.
Mais tarde, considerando a estabilidade daquela porção do povo de Deus, uma presença frequente e atuantes de padres, para o bem espiritual daquele rebanho, depois de consultar o Conselho Presbiterial da Diocese e com base no Código de Direito Canônico, D. Lelis Lara restitui-a a categoria de Paróquia pelo Decreto de 07 de julho de 2001, dado e passado na Cúria Diocesana de Itabira.