23 de abril de 2024

Paróquia São José Operário

Criação e instalação: 25 de Setembro de 1948

No dia 25 de setembro de 1948, a comunidade cristã monlevadense inaugurava a Matriz de São José Operário no bairro Tieté, projetada pelo arquiteto Yaro Burian, no estilo “V Disfarçado” por solicitação da Companhia Siderúrgica Belgo Mineira (CSBM). “V Disfarçado” é uma alusão à Vitória, saudando o fim da Guerra (1942/1945), cujo slogan era inspirado na causa de Cristo, destacando o imensurável valor cultural do templo. O programa da festa lembra que o arquiteto Yaro Burin deixou perpetuado o “V Disfarçado” de Vereda, Verdade e Vida. É um templo diferente, onde o verde da floresta e o clima da arquitetura favorecem a espiritualidade e o encontro íntimo com “Deus”.

No início da década de 40, a grande novidade da região era a atuação em expansão da Belgo Mineira, na época cumprindo sua função social e exercendo um papel paternalista, a empresa assegurava a seus trabalhadores e famílias a assistência médica, educação e moradia. Sabendo da grande importância da formação religiosa dentro da comunidade, sabedora da necessidade da criação de um espaço para celebração de Missas que eram realizadas na Fazenda Solar, pelo Padre de Rio Piracicaba, Levi de Vasconcelos, começou a construção da Igreja em Monlevade, que aconteceu em tempo recorde de 1942 a 1946. A Belgo Mineira providenciou a compra de todos os equipamentos, sinos, imagens e móveis para a Igreja.

No dia 19 de Março de 1946, aconteceu a primeira Festa de São José de Monlevade, que posteriormente seria tradicional na cidade, sendo até mesmo comemorada juntamente com o Dia do Trabalhador. No mesmo ano também, celebrou-se solenemente a primeira Missa, mas em 1948, com decisão de Dom Helvécio de designar a realização do 1º Congresso Eucarístico Regional na Igreja de São José de Monlevade devido ao seu grande sucesso, o Arcebispo de Mariana declarou a elevação da Igreja à Paróquia de São José de Monlevade, desvinculada da Paróquia de São Miguel de Rio Piracicaba, que mais tarde passaria a ser nomeada de Paróquia de São José Operário.

Mais tarde, no Ano 2000, o então Bispo Diocesano, Dom Lélis Lara designou a Igreja de São José Operário como templo de peregrinação oficial durante o ano Santo: tempo para meditar, usufruindo inclusive das indulgências plenárias concedidas pelo Papa. Em abril de 2011 o Pe. Francisco Guerra tornou-se o administrador da Paróquia, sendo auxiliado pelo Diácono Ricardo Caricati, que posteriormente já como Padre, foi nomeado como administrador da Paróquia. Atualmente a Paróquia é administrada pelo Pe. Jeferson Veronês.

São José, o protetor da Igreja, assumiu a responsabilidade de não desamparar nenhum trabalhador de fé, seja ele da indústria, do campo, autônomo, homem ou mulher, lembrando-os que ao seu lado sempre estão Jesus e Maria.

A Festa de São José Operário foi autorizada pelo Papa Pio XII, que em um maravilhoso parecer sobre a luz que se faz crescer das obras produzidas pelo homem afirmou: "Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho a fim de que inspire a vida social, as leis da equitativa repartição de direitos e deveres."

São José, que na Bíblia é reconhecido como um homem justo, é quem revela com sua vida que o Deus que trabalha sem cessar na santificação de Suas obras, é o mais desejoso de trabalhos santificados: “Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebereis do Senhor a herança como recompensa… O Senhor é Cristo” (Col 3,23-24).

Administrador Paroquial

Pe. Jefferson Cruz Veronês

psjoperario@dioceseitabira.org.br

Comunidades