24 de abril de 2024

Paróquia São José da Lagoa

Criação e instalação: 09 de outubro de 1848

Até 1745 toda Minas Gerais pertencia ao bispado do Rio de Janeiro. Com a criação da Diocese (hoje Arquidiocese) de Mariana, passamos a pertencer a ela, até a criação da Diocese de Itabira em 14 de junho de 1965.

No começo de nossa história, a Freguesia mais próxima era a de São Miguel do Piracicaba, por isso, a capela de São José da Lagoa, no início, eclesiasticamente subordinou-se a São Miguel do Piracicaba. Desde 1716, a Freguesia de São Miguel do Piracicaba sempre esteve provida de padres. O alvará de 03 de novembro de 1750, da Diocese de Mariana, elevou São Miguel do Piracicaba a Paróquia e São José da Lagoa a Capela Curada.

O decreto de 14 de julho de 1832 passou o Curato de São José da Lagoa a ser filiado à Paróquia de Antônio Dias. Em 09 de outubro de 1848 foi criada a Freguesia de São José da Lagoa, pela Lei Provincial nº 384. Na época, o poder máximo da Igreja Católica era exercido pelo Papa Pio IX, e a Diocese de Mariana era dirigida pelo 7º Bispo, Dom Antônio Ferreira Viçoso. A Freguesia estava pronta para receber o seu primeiro vigário. Havia duas classificações para os vigários: vigário colado e o vigário encomendado. O vigário colado, além do poder religioso, era também como fosse um funcionário público, uma vez que a sua nomeação era feita mediante a indicação do arcebispo e aprovação do Imperador, ou vice e versa. Ele era apresentado por Carta Régia, recebia a Paróquia e dela saia se quisesse, pois era efetivo e recebia remuneração diretamente do poder civil. O vigário encomendado podia ser transferido para qualquer Paróquia e não recebia um numerário, respondendo diretamente ao bispo. Essa situação só deixou de vigorar em 1889, com a Proclamação da República. Dessa forma, Padre João Álvares Martins da Costa, por Decreto do Imperador Dom Pedro II, foi apresentado ao bispo para ser confirmado como vigário colado.

Uma vez nomeado pároco, o Padre João se estabeleceu na casa do adro da Matriz. Com tanta história, em setembro de 1988, após logos anos sem ter um padre fixo na paróquia, o então bispo diocesano de Itabira-Cel. Fabriciano Dom Mário Teixeira Gurgel, SDS, falecido em 2006, permitia a chegada da Ordem dos Clérigos Regulares – Teatinos (Fundada na Itália em 1524, por São Caetano Thiene), em Nova Era, na Paróquia São José da Lagoa. Desde então a Paróquia vem sendo administrada pelos Clérigos Regulares de São Caetano, Teatinos.

Por uma obra divina e como reza a lenda, no início do século XVIII, dois bandeirantes se perderam em meio às explorações das riquezas minerais. Estavam com fome e sede. Rezaram para São José e prometeram que se encontrassem água, ali construiriam uma cidade. Encontraram uma lagoa, onde saciaram a sede. Olharam para a água e avistaram a imagem de São José refletida. Foi aí que tudo começou. O santo ganhou o nome de São José da Lagoa. A promessa foi cumprida e ali começaram a construir o arraial de São José da Lagoa, que anos depois recebeu o nome de Nova Era. Em Nova Era tudo pertence a São José: a Matriz, os nomes dos comércios, nome de rua. Em cada família, se pesquisar, um dos filhos tem o nome de José.

Pároco

Pe. Elvis José Corrêa, CR