Paróquia São João Batista

Criação: 24 de maio de 2017
Instalação: 23 de junho de 2017

A Paróquia São João Batista, por dois anos, ficou denominada “Quase Paróquia”, com acompanhamento dos Padres Pascifal e Josimar Nunes. A instalação da Paróquia foi no dia 23 de junho de 2017, com uma missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Marco Aurélio e posse do 1º pároco, Pe. José Geraldo de Melo. Com sua criação, a diocese passa a ser composta por 50 paróquias. Situada no Distrito de Cachoeira do Vale, a paróquia inclui o Bairro Petrópolis e o Distrito de Lagoa do Pau, município de Jaguaraçu. É formada por seis (6) comunidades: Matriz São João Batista, Santo Agostinho e Santa Luzia (Cachoeira do Vale), Santa Rita (Santa Rita), Nossa Senhora Aparecida (Lagoa do Pau) e Sagrado Coração Jesus (Petrópolis).

A região é marcada predominantemente por famílias carentes, muitas pessoas desempregadas ou vivendo de subemprego. Os maiores problemas são: falta de saneamento básico, principalmente na área de Petrópolis e Lagoa do Pau, falta de iluminação pública, ruas não asfaltadas, consumo de drogas e álcool, violência, etc. Povo simples, mas acolhedor. A região é cortada por uma BR, que numa parte cria facilidades, mas ao mesmo tempo traz problemas para os bairros. Há também as empresas, mesmo trazendo alguns transtornos à região, é responsável por trazer empregos para muitas pessoas, o que representa um fator positivo.

A história de Cachoeira do Vale, como aglomerado urbano, antes denominado Cachoeirinha, teve início na década de 1950, com os loteamentos dos terrenos da família Vieira e família João Pedreiro. Alguns anos mais tarde (1957), muda-se para Cachoeirinha a família de Manuel de Assis Bowen (Nelito). Sr. Nelito se empenhou na emancipação política de Timóteo e estruturação de Cachoeirinha, buscando trazer para a vila obras que atendessem aos moradores: Criação da Escola Rural Dr. Rubem Siqueira Maia em 1955, depois denominada “Escola Estadual José Ferreira Maia”; Cartório de Registro Civil de Paz e Notas, em 1976, instalado em 1978, passando a localidade a ser denominada: Distrito de Cachoeira do Vale; Construção da Igreja São João Batista (pequena Capela), iniciada em 1956 e concluída em 1966, em terras doadas pelo Sr. João Pedreiro. Esta Igreja original foi ampliada nos anos 80 e reformada em 2019.

Depois de sua criação, destaca-se alguns avanços: busca de participação, envolvimento nas pastorais, pessoas interessadas em colaborar e abertas para uma caminhada de Igreja. Há muitas Pastorais ou Movimentos presentes nas Comunidades: Catequese, Grupo de Reflexão, SSVP (Vicentinos), Pastoral da Criança, Pastoral do Dízimo, Liturgia, Grupo de Casais, Grupo de Jovens, Terço dos Homens, RCC (Grupo de Oração) e outros pequenos grupos, que precisam ser motivados. O trabalho da Pastoral do Batismo por acolhimento está sendo positivo. O mesmo em ralação à preparação de noivos para o matrimônio. A Comunidade Religiosa das Irmãs da Beneficência Popular, por muitos anos, tem colaborado nas diversas pastorais e serviços sociais em Cachoeira do Vale, junto à Comunidade e famílias.

É marcante na região a presença de muitas famílias/pessoas evangélicas ou de outras religiões, com uma grande quantidade de Templos Evangélicos ou Casa de Oração nos bairros da Paróquia. É positiva a presença de algumas Entidades que atuam na Região, com serviços sociais: Creche, Cenast, AA, Clirec (clínica para dependentes químicos), CRAS, indicando a possibilidade de uma continuidade de trabalho em conjunto com a Comunidade Eclesial.

Para dinamizar as prioridades (diocesana e paroquial), foi reorganizado o Conselho Pastoral Paroquial, criada a EPAP (Equipe Paroquial de Assessoria às Pastorais), equipe de finanças e outros espaços participativos. Temos uma caminhada nova, mas com um grande desejo de avançar, em vista do Reino.

A Igreja de Cachoeira do Vale foi dedicada a São João Batista, devido ao doador do terreno para a construção da mesma, chamado João Pedreiro.

São João Batista nasceu milagrosamente em Aim Karim, cidade de Israel que fica a 6 quilômetros do centro de Jerusalém. Seu pai era um sacerdote do templo de Jerusalém chamado Zacarias. Sua mãe foi Isabel, que era parente de Maria, Mãe de Jesus. Em sua missão, João pregou a conversão e o arrependimento dos pecados manifestos através do batismo. João batizava o povo. Daí o nome João Batista, aquele que batiza. Ele foi o precursor de Jesus, anunciou sua vinda e a salvação que o Messias traria para todos. João Batista era um grande profeta, pregador no deserto da Judeia, nas proximidades do Rio Jordão, vivendo uma vida extremamente austera, simples e com muita oração; um profeta enviado por Deus. João Batista foi morto a mando do Rei Herodes, um mártir que dá início a uma história marcada por testemunhos e martírios dos seguidores de Jesus no início da Igreja.

Pároco

Pe. Luíz Carlos Macedo

psjbatista@dioceseitabira.org.br

Comunidades