Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

24 de novembro de 2020

Paróquia São Francisco Xavier

O Decreto de Criação da Paróquia São Francisco Xavier, em Coronel Fabriciano (MG), remonta aos 14 de Fevereiro do ano do Senhor de 2011 por ato administrativo de Dom Odilon Guimarães Moreira. Desmembrada da Paróquia Santo Antônio no mesmo município, a Paróquia São Francisco Xavier consta, desde suas origens, com um número de 19 comunidades formando, assim, o tecido territorial da mesma.

Os Missionários Xaverianos, Congregação fundada por São Guido Maria Conforti em 1895 na Itália e dedicada exclusivamente ao anúncio do Evangelho aos não-cristãos e a formação missionária e promoção vocacional nas Igrejas particulares, assumiram a responsabilidade e o ofício de continuar pastoreando a porção do povo de Deus presente no território da recém criada paróquia.

Deixando um legado memorável nas comunidades confiadas ao patrocínio de Santo Antônio, onde por décadas os Xaverianos viram-se comprometidos em primeira pessoa no cuidado pastoral e missionário, estes agora protagonizam, juntamente aos leigos e leigas da nova paróquia, um novo começo histórico e eclesial tutelado sobre a proteção do padroeiro universal da Missão e da Congregação que dele origina o nome: São Francisco Xavier.

Nomeado como primeiro pároco da nova paróquia, sem uma igreja matriz com o desejo de organizar o trabalho pastoral na dinâmica apontada pelo papa Francisco de comunidade de comunidades, o padre Stanislao Pirola (sx) tomou posse aos 27 de Março de 2011 em celebração Eucarística presidida por Dom Odilon. Imbuído de zelo apostólico e grande afinco, padre Lao (como é lembrado por aqueles que o conheceram e com ele se relacionaram) conduziu magistralmente os primeiros passos da nova paróquia em vista de sua consolidação pastoral, estrutural e administrativa. Acometido por um problema de saúde, o padre Stanislao Pirola veio a falecer na cidade de Londrina, onde foi também sepultado junto ao jazigo dos Missionários Xaverianos, no dia 30 de Dezembro de 2015.

O padre Marcelo Franz (sx), já presente na paróquia como vigário paroquial, assume a função de administrador paroquial e sua posse como novo pároco acontece no dia 02 de Março de 2017 em missa presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti. Em sintonia com o trabalho missionário que caracteriza a presença Xaveriana nas dioceses onde estes atuam, Padre Marcelo desenvolveu o cuidado pastoral junto às comunidades da paróquia São Francisco Xavier até a chegada do pároco atual, Pe. Thiago Rodrigues (sx), empossado no dia 10 de Março de 2019 em missa presidida pelo também bispo diocesano, Dom Marco Aurélio.

Francisco Xavier nasce em um castelo da Navarra, na Espanha, em 7 de abril de 1506. Sua família é nobre. Seu pai, querendo fazer dele um grande senhor, o envia a Paris, na França, para estudar. Ali encontra Inácio de Loyola junto ao qual descobre que Cristo pode ser a razão maior de sua vida. Abandona a casa, as riquezas, todos os seus projetos, e com Inácio e mais outros cinco companheiros dá início à Companhia de Jesus.
Em 15 de Junho de 1537 é ordenado sacerdote e em 15 de março de 1540 parte de Roma para Lisboa a caminho do Extremo Oriente, iniciando assim sua heróica aventura missionária que o levou a pregar o Evangelho na Guiné, Ilha de Trindade, Cabo da Boa Esperança, Moçambique, Índia, Malásia, Singapura, Indonésia, Japão e na Ilha de Sancian, na costa da China de onde projetava penetrar na imensa China continental.
Ele navega por diversos meses em seguida, incorre em tempestades, naufrágios, piratas, autoridades sem escrúpulos, atentados, fome, sede, doenças… Nada parece frear o ímpeto dele, nem a saudade da família, nem os conselhos dos amigos. Para Xavier “viver sem alegrar-se de Deus não seria uma vida, mas uma morte contínua”. Por isso vale a pena “perder a vida temporal para ir em socorro da vida espiritual do próximo”.
Francisco parece saber atrair muita simpatia e admiração, cativar as pessoas pela alegria, pela animação e pela amizade. Seu carisma e sua atenção, sobretudo com os pobres e com as crianças, são excepcionais.
A China se apresenta aos seus olhos como um país centralizado, bem administrado e culturalmente influente.Isso pode ter um impacto decisivo para o anúncio da Boa Nova na Ásia. Ele quer ir até lá. Com um pequeno grupo de colaboradores chega à ilha de Sancian, às portas da China. Enquanto aguarda pela última travessia, é atingido por uma febre da qual morre em 3 de dezembro de 1552 com apenas 46 anos.
Xavier é como Moisés que avista a Terra Prometida sem poder entrar nela. Sua visão de chegar às portas da realização do seu sonho é a herança de impulso, de audácia e de vitalidade missionária que deixou à posteridade. Francisco Xavier é proclamado santo em 12 de março de 1622 pelo Papa Gregório XV. O Papa Pio XI o declara, junto com Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeiro das Missões. São Guido Maria Conforti, fundador da Congregação dos Missionários Xaverianos, o elege para santo padroeiro da Congregação, oferecendo, assim, o testemunho de São Francisco Xavier como modelo inspirador para os missionários da obra pelo Conforti iniciada.

Pároco

Pe. Thiago Rodrigues, SX

Vigário Paroquial

Pe. Santos Hernandez, SX

Vigário Paroquial

Pe. Luiz Bissolutti, SX

Telefone

(31) 3846-8675

E-mail

paroquiasfxavier05@gmail.com

Comunidades

Nossa Senhora Aparecida
Rua: B, 153, Gávea

Nossa Senhora de Guadalupe
Rua: José Bonifácio de Almeida

Nossa Senhora das Dores
Rua: Ikê, 827, Caladão

Santa Cruz
Rua: Bolívia, 333, Santa Cruz

São Paulo Apostolo
Rua: V19, 34, Silvio Pereira 2

São Vicente
Rua: Vereador Barbosa, 423, São Vicente

Santa Luzia
Rua: Quatro, 53, Santa Luzia

São Guido Maria Conforti
Rua: Boa Vista, 36, Córrego Alto

Cristo Libertador
José Correia, 760, Pedra Linda

São Geraldo
José Correia, 11, São Geraldo

São Pedro Apóstolo
Rua: Ponte Nova, 63, Silvio Pereira 1

São João Batista
Rua: Corcovado, 267, Manoel Maia

São Cristóvão
Rua: Deuteronômio, 50, Judith Bhering

Santa Teresinha
Rua: Rouxinol, 99, Frederico Ozanan

São Camilo
Rua: D, 320, Jardim Primavera

Nossa Senhora das Vitorias
Rua: José Justo de Arruda, S/N, Cocais de Baixo

São José
Cocais de Cima

Santana
Nova Estrela

Nossa Senhora Aparecida (Bertoldos)
Córrego dos Bertoldos

Santuário N. Sra. da Piedade
Rua: Oito, S/N, Córrego Alto

Horários de Missas e Celebrações

(Não os horários durante a Quarentena)

Domingo:
07:00h – 08:30h – 16:00h – 18:30h – 20:00h

Terça:
07:00h

Quarta:
19:30h

Quinta:
19:30h

Sábado:
19:30h