Criação e instalação: 14 de Fevereiro de 2011
O Decreto de Criação da Paróquia São Francisco Xavier, em Coronel Fabriciano (MG), remonta aos 14 de Fevereiro de 2011 por ato administrativo de Dom Odilon Guimarães Moreira. Desmembrada da Paróquia Santo Antônio no mesmo município, a Paróquia São Francisco Xavier consta, desde suas origens, com um número de 19 comunidades formando assim, o tecido territorial da mesma.
Os Missionários Xaverianos, Congregação fundada por São Guido Maria Conforti em 1895 na Itália e dedicada exclusivamente ao anúncio do Evangelho aos não-cristãos e a formação missionária e promoção vocacional nas Igrejas particulares, assumiram a responsabilidade e o ofício de continuar pastoreando a porção do povo de Deus presente no território da recém criada paróquia.
Deixando um legado memorável nas comunidades confiadas ao patrocínio de Santo Antônio, onde por décadas os Xaverianos viram-se comprometidos, em primeira pessoa, no cuidado pastoral e missionário, estes agora protagonizam, juntamente aos leigos e leigas da nova paróquia, um novo começo histórico e eclesial tutelado sobre a proteção do padroeiro universal da Missão e da Congregação que dele origina o nome: São Francisco Xavier.
Nomeado como primeiro pároco da nova paróquia, sem uma igreja matriz, com o desejo de organizar o trabalho pastoral na dinâmica apontada pelo papa Francisco de comunidade de comunidades, o Padre Stanislao Pirola (SX) tomou posse aos 27 de Março de 2011 em celebração eucarística presidida por Dom Odilon Guimarães Moreira. Imbuído de zelo apostólico e grande afinco, Padre Lao (como é lembrado por aqueles que o conheceram e com ele se relacionaram) conduziu magistralmente os primeiros passos da nova paróquia em vista de sua consolidação pastoral, estrutural e administrativa. Acometido por um problema de saúde, o Padre Stanislao Pirola veio a falecer na cidade de Londrina, onde foi também sepultado no jazigo dos Missionários Xaverianos, no dia 30 de Dezembro de 2015.
O Padre Marcelo Franz (SX), já presente na paróquia como vigário paroquial, assumiu a função de administrador paroquial e sua posse como novo pároco aconteceu no dia 02 de Março de 2017 em missa presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti. Em sintonia com o trabalho missionário que caracteriza a presença Xaveriana nas dioceses onde estes atuaram, Padre Marcelo desenvolveu o cuidado pastoral junto às comunidades da paróquia São Francisco Xavier até a chegada do pároco atual, Pe. Thiago Rodrigues (SX), empossado no dia 10 de Março de 2019 em missa presidida pelo também bispo diocesano, Dom Marco Aurélio. Estão como vigários paroquiais Pe. Luiz Bissolotti (SX) e Pe. Santos Hernandez (SX).