Criação e instalação: 25 de junho de 1965
A Paróquia Sagrado Coração de Jesus foi fundada no dia 25 de junho de 1965, situada no bairro Cariru, no município de Ipatinga, Minas Gerais.
A primeira sede da Igreja foi na capela do Colégio São Francisco Xavier, no mesmo bairro, onde permaneceu por 21 anos até que fosse erguida a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus.
No inicio da década de 80, o terreno da Igreja Matriz foi doado por uma empresa atuante na cidade e em agosto de 1983 começaram os alicerces da Matriz na Praça Asteca, no bairro Cariru. A planta foi aprovada pelo bispo diocesano Dom Mário Teixeira Gurgel e, depois de três anos de obras, nos dias 27 e 28 de junho de 1986, a Igreja Matriz foi inaugurada.
Primeiro representante da Paróquia Sagrado Coração de Jesus foi o Pe. Manoel Madruga, em 1965, que foi nomeado vigário interino da Paróquia. Na época ele também era diretor do Colégio São Francisco Xavier, onde na época, a capela da Igreja era situada.
Em sucessão ao Pe. Manoel Madruga, vieram os seguintes párocos para a paróquia em seus respectivos anos de atuação:
1966: Padre José Valentin Bertoldo
1974: Padre Antônio Louzada
1976: Padre José Martins de Carvalho
1979: Padre Sebastião Francisco Pescatori
1981: Padre Efraim Solano Rocha
2000: Padre Rogério Baumann Hernandes
2001: Padre Geraldo Ildeo Franco
2020: Padre Ronaldo Silva Tôrre
A Paróquia faz parte da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, situada na Região Pastoral III e abrange os bairros das Águas, Bela Vista, Cariru, Castelo, Horto Paraíso, Ipabinha e Vila Ipanema.
Em 2020 foram incluídas mais duas comunidades na Paróquia: Comunidade São José, no Horto Paraíso e Comunidade Nossa Senhora da Conceição, no Ipabinha, ambas situadas no município de Santana do Paraíso.
A Paróquia possui trabalhos comunitários com as pastorais para o auxílio das pessoas menos favorecidas que residem na região. São feitas visitas e campanhas de produtos de higiene pessoal para as detentas do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (CERESP) de Ipatinga e campanhas de remédios e alimentos não perecíveis para as famílias necessitadas. São mais ou menos 300 pessoas atendidas pela Paróquia e uma comunidade empenhada e atuante nas causas sociais da nossa região.