Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

08 de julho de 2020

Paróquia Sagrado Coração de Jesus

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus foi fundada no dia 25 de junho de 1965, situada no bairro Cariru, no município de Ipatinga, Minas Gerais.

A primeira sede da Igreja foi na capela do Colégio São Francisco Xavier, no mesmo bairro, onde permaneceu por 21 anos até que fosse erguida a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus.

No inicio da década de 80, o terreno da Igreja Matriz foi doado por uma empresa atuante na cidade e em agosto de 1983 começaram os alicerces da Matriz na praça Asteca, no bairro Cariru. A planta foi aprovada pelo Bispo Diocesano Dom Mário Teixeira Gurgel e depois de três anos de obras, nos dias 27 e 28 de junho de 1986, a Igreja Matriz foi inaugurada.

Primeiro representante da Paróquia Sagrado Coração de Jesus foi o Padre Manoel Madruga, em 1965, que foi nomeado o Vigário Interino da Paróquia. Na época ele também era diretor do Colégio São Francisco Xavier, onde, na época, a capela da Igreja era situada.

Em sucessão ao Padre Manoel Madruga, vieram os seguintes párocos para a paróquia em seus respectivos anos de atuação:

1966 – Padre José Valentin Bertoldo

1974 – Padre Antônio Louzada

1976 – Padre José Martins de Carvalho

1979 – Padre Sebastião Francisco Pescatori

1981 – Padre Efraim Solano Rocha

2000 – Padre Rogério Baumann Hernandes

2001 – Padre Geraldo Ildeo Franco

2020 – Padre Ronaldo Silva Tôrre

A Paróquia faz parte da Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano, situada na Região Pastoral III e abrange os bairros Bairro das Águas, Bela Vista, Cariru, Castelo, Horto Paraíso, Ipabinha e Vila Ipanema.

Em 2020 foram incluídas mais duas comunidades na Paróquia. Horto Paraíso, com a comunidade São José e Ipabinha, com a comunidade Nossa Senhora da Conceição, ambas situadas no município de Santana do Paraíso.

A Paróquia possui trabalhos comunitários com as pastorais para o auxílio das pessoas menos favorecidas que residem na região. São feitas visitas e campanhas de produtos de higiene pessoal para as detentas do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (CERESP) de Ipatinga e campanhas de remédios e alimentos não perecíveis para as famílias necessitadas.

São mais ou menos 300 pessoas atendidas pela Paróquia e uma comunidade empenhada e atuante nas causas sociais da nossa região.

“Tudo brota daquele Coração manso e humilde que por nós foi transpassado pela lança do soldado Longuinho, na Cruz do Calvário. Dele saiu sangue e água, símbolos do Batismo, da Eucaristia e também da Igreja”.

Sagrado Coração de Jesus é uma das três solenidades do Tempo Comum, dentro da Liturgia da Igreja Católica, comemorada na segunda Sexta-feira após a solenidade de Corpus Christi. Além disso, essa devoção também é cultivada pela Igreja Católica ao longo de todas as primeiras Sextas-feiras de cada mês. Consiste na veneração do Coração de Jesus, do mais íntimo de Seu Amor.

Sagrado Coração de Jesus foi revelado no dia 27 de dezembro de 1673. O próprio Jesus Cristo apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque, freira que pertencia a uma Congregação conhecida como Ordem da Visitação e a aparição aconteceu durante uma exposição do Santíssimo Sacramento. Jesus mostrou seu Coração humano e misericordioso a Santa Margarida como tábua de salvação para todos os pecadores que nele confiassem.

Jesus, ao aparecer à Santa Margarida Maria Alacoque, com seu Coração transpassado pela espada, disse:
“Eis o coração que tanto tem amado os homens e em recompensa não recebe da maior parte deles senão ingratidões pelas irreverências, sacrilégios, friezas e desprezos que tem por mim nesse sacramento do Amor”. E continuou dizendo: “Prometo, pela minha excessiva misericórdia, a todos que comungarem nas primeiras sextas de nove meses consecutivos, a graça da penitência final. Estes não morrerão em minha inimizade e nem sem receberem os sacramentos. O meu Sagrado Coração lhes será refugio seguro nessa última hora”.

A representação do Sagrado Coração de Jesus consiste em um coração ferido (que foi perfurado por uma lança de um soldado romano, depois de ser crucificado, para que fosse garantida a sua morte) envolto em chamas (que faz referência ao imenso amor de Cristo pela humanidade e que o demonstrou na cruz), rodeado por uma coroa de espinhos, elevado por uma chama e uma cruz. Há também a representação do Sagrado Coração na imagem do Nosso Senhor.
Milagres do Sagrado Coração de Jesus

São conhecidos vários milagres no Brasil e no mundo obtidos pela misericórdia do Sagrado Coração de Jesus. Muitos casais passaram a viver em harmonia no lar, filhos foram resgatados de caminhos de perdição, pessoas se converteram, padres e religiosos perseveraram na vocação que Deus lhes deu, doenças foram curadas e infinitas graças foram concedidas. Todos esses milagres do Sagrado Coração de Jesus são obtidos pelas orações fervorosos feitas de acordo com a Vontade de Deus.

Pároco

Pe. Ronaldo Silva Tôrre

Telefone

(31) 3825-1137

Site

www.pscjdi.org.br

E-mail

paroquia@pscjdi.org.br

Comunidades

Comunidade Sagrado Coração de Jesus
Av Japão, 845 - Cariru

Comunidade Nossa Senhora de Fátima
Rua Urca, 279 - Vila Ipanema

Comunidade Imaculado Coração de Maria
Av. 26 de Outubro, 2010-2256 - Bela Vista

Comunidade São Judas Tadeu
Rua Marte, 95 – Castelo

Comunidade Santa Rita de Cássia
Bairro das Águas

Comunidade São José
Horto Paraíso

Comunidade Nossa Senhora da Conceição
Rua Manoel Martins 38 cs - Ipabinha
Santana do Paraíso – MG

Horários de Missas e Celebrações

Matriz:
Sexta-feira – 19:00
Domingo – 9:00 e 19:30

Comunidade Nossa Senhora de Fátima:
Quarta-feira - 19:00
Domingo – 07:00 e 19:00

Comunidade Imaculado Coração de Maria:
Quinta-feira – 19:00
Sábado – 19:00
Domingo – 10:30 e 18:00

Comunidade São Judas Tadeu:
Primeiro e terceiro sábado do mês - 19:00

Comunidade Santa Rita de Cássia:
Segundo e quarto sábado do mês - 19:00

Comunidade São José:
Quarto sábado do mês – 16:00
Celebração segundo sábado do mês – 16:00 – Vila Ipanema

Comunidade Nossa Senhora da Conceição:
Segunda sexta-feira do mês – 19:00
Quarto domingo do mês – 11:00