Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

16 de julho de 2020

Paróquia Sagrada Família

Já faz algum tempo que a Diocese de Itabira adotou a política de levar o clero para mais próximo dos fiéis, favorecendo a convivência com povo. Sendo assim, surgem em nossa diocese novas paróquias, com um número de comunidades menor do que habitual. Neste contexto nossa paróquia surgiu.

Éramos Paróquia Cristo Rei, sob a coordenação do Padre Aguinaldo Luis e tínhamos outras 13 comunidades irmãs. Com a divisão, nossa paróquia adotou as bênçãos da Sagrada Família como padroeira e ficou com seis comunidades em seu território. Isso ocorreu em 13 de abril de 2008 quando Dom Odilon, em missa solene, realizada na comunidade São Pedro, empossou Padre Aloísio Vieira e instituiu a paróquia Sagrada Família.

A missa de posse e instituição da paróquia contou com vários co-celebrantes. Em sua homilia, D. Odilon falou da alegria de estar instalando mais uma paróquia, uma vez que os fiéis serão mais bem assistidos e o Reino de Deus poderá se desenvolver melhor. Falou também das responsabilidades e compromissos tanto dos fiéis quanto dos padres, frisando “que trabalhar juntos e com o mesmo objetivo é a solução”.

De lá para cá a paróquia cresceu muito, espiritualmente e fisicamente. Foi adotada a comunidade São Pedro como igreja matriz e as comunidades Santa Luzia, Imaculada Conceição, Menino Jesus, Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Graças constituintes da paróquia Sagrada Família.

Pe. Aloísio, desde o início, indicado pelo Conselho Presbiteral como o novo pároco, começou efetivamente o seu trabalho de assistência aos fiéis em março de 2008, uma vez que Pe. Agnaldo já havia iniciado o processo de desligamento das comunidades que pertenceriam à nova paróquia. O Pe. José Luiz da Silva foi empossado como vigário paroquial.

Prestes a completar seis anos de instituição, a paróquia ganhou um novo pároco. Padre Efferson Andrade, natural de Governador Valadares atuava na paróquia Nossa Senhora de Fátima em João Molevade-MG e também na paróquia Nossa Senhora do Rosário, Alvinópolis-MG. Padre Efferson foi empossado em santa missa presidida pelo novo bispo diocesano Dom Marco Aurélio, no dia 06 de março de 2014.

A devoção à Sagrada Família começou a ter grande popularidade no século XVII, quando os cristãos começaram a prestar atenção ao fato de que Jesus, o Filho de Deus, desceu do céu e se fez homem dentro de uma família. Ele nasceu numa família comum. Seus pais eram pessoas comuns, simples, trabalhadores, como tantas famílias espalhadas pelo mundo.

Maria, uma dona de casa, José um carpinteiro e Jesus, um filho exemplar e obediente. Uma família feliz e simples. Depois que os cristãos descobriram esta riqueza maravilhosa, a devoção foi se propagando com velocidade pela Europa e, mais tarde, pelo continente americano, tanto do norte quanto do sul. A festa da Sagrada Família foi instituída pelo papa Leão XIII, em 1883. Depois disso, foi estendida pelo papa Bento XV a toda a Igreja.

Modelo para toda família
Toda família é chamada a imitar as virtudes da Sagrada Família. A Sagrada Família vive por Deus e para Deus. O seu projeto é sempre fazer a vontade de Deus. A sagrada Família é a própria escola de todas as virtudes.

O Papa Leão XIII escreveu: Os pais de família têm em São José um modelo admirável de vigilância e solicitude paterna; as mães podem admirar na Virgem Santíssima um exemplo insigne de amor, de respeito e de submissão; os filhos têm em Jesus, submisso a seus pais, um exemplo divino de obediência.

Imagem da Sagrada Família
As cenas da Sagrada Família são das mais representadas nas artes, principalmente na pintura com as cenas da natividade e da fuga para o Egito. A devoção se espalhou pelo mundo inteiro, pois Maria Santíssima e São José são os maiores exemplos de união, obediência e temor a Deus.

Devoção a Sagrada Família
O papa Leão XIII disse: Quando Jesus, Maria e José são invocados em casa, é propícia a manutenção da caridade na família através do seu exemplo e trato celestial; assim, uma boa influência é exercida sobre a conduta dos membros da família; da mesma forma, a prática da virtude é incitada; e, desse modo, as dificuldades que por toda parte querem atormentar a raça humana, serão mitigadas e tornadas mais fáceis de suportar.

Pároco

Pe. Efferson Dionízio Ramos Andrade

Vigário Paroquial

Dom Odilon Guimarães Moreira

Diácono Paroquial

Diácono Helvécio Dias da Silveira

Telefone

(31) 3822-1658

Site

www.psfipatinga.com.br

E-mail

secretaria@psfipatinga.com.br

Comunidades

Matriz São Pedro
Rua Icó, 45 – Caravelas

Comunidade Sagrado Coração de Jesus
Rua Serra do Mar, 905 – Jardim Panorama

Comunidade Jesus Misericordioso
Rua Serra Mantiqueira, 305 - Jardim Panorama

Comunidade Imaculada Conceição
Av. Guido Marliere 1.230 - Caçula

Comunidade Nossa Senhora das Graças
Av. São Luiz, 129 - Parque Caravelas
Santana do Paraíso

Horários de Missas e Celebrações

Domingo
08h - Comunidade Jesus Misericordioso
08h - Comunidade São Pedro
10h - Comunidade Imaculada Conceição
10h - Comunidade Sagrado Coração de Jesus
18h - Comunidade Nossa Senhora das Graças
18h - Comunidade Sagrado Coração de Jesus
19h30 - Comunidade São Pedro

Segunda-feira
19H30 - Comunidade N. Sra. das Graças (1ª Segunda-feira)

Quinta-feira
19h30 - Quinta-feira - Comunidade São Pedro

Sexta-feira
07h - Comunidade Imaculada Conceição
19h30 - Missa do Apostolado da Oração (1ª Sexta-feira - Missa)

Sábado
18h - Comunidade Jesus Misericordioso
19h30 - Comunidade Imaculada Conceição
19h30 - Comunidade Nossa Senhora das Graças