Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Criação e Instalação: 09 de maio de 2021

“Acolher e amar o Povo. Construindo uma nova história”.

Com a criação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano passa a contar com 51 paróquias, organizadas por três regiões pastorais.

A nova paróquia nasce do desmembramento da Paróquia São Sebastião, que está sob os cuidados pastorais da Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas). Com o desmembramento, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima passa a ser composta pelas seguintes comunidades: Matriz Nossa Senhora de Fátima, Caladinho do Meio; Nossa Senhora Aparecida, Morada do Vale; Nossa Senhora Aparecida, Caladinho de Cima; São José Operário, Pedreira; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Serra Azul; Santa Rita e Divina Misericórdia, ambas no Caladinho de Baixo.

Segundo dados levantados, a estimativa populacional da nova paróquia está entre 22 a 25 mil habitantes. A criação da nova paróquia é um anseio antigo das comunidades que a compõe e ao mesmo tempo um desejo de nossa Diocese de proporcionar a esses fiéis uma maior atenção pastoral, confiando um pastor para caminhar mais próximo deles. A matriz Nossa Senhora de Fátima que está às margens da Avenida Presidente Tancredo Neves, em Coronel Fabriciano, possuiu 48 anos de caminhada eclesial.

A criação da nova paróquia vem sendo pensada há um bom tempo, em diálogos entre o bispo Diocesano Dom Marco Aurélio e os padres redentoristas. Inicialmente o projeto teve certo andamento com o Padre Cláudio, sendo concluído e efetivado o desmembramento com o Padre Zambom. Estes sempre demonstraram muito solícitos e disponíveis a essa nova configuração.

À Congregação do Santíssimo Redentor, gratidão pelo cuidado e zelo com que tem conduzido a missão nesta região que agora é elevada constituída paróquia e pelo trabalho desenvolvido em nossa diocese.

A posposta de criação da nova paróquia foi apresentada e aprovada pelo Conselho Presbiteral. Foi designado como seu primeiro pároco o Padre Anderson Ferreira Teixeira que, desde a sua ordenação diaconal, em 2015, estava em Santa Maria de Itabira, vindo a assumir em 2016 o ofício de administrador paroquial e em 2018 o de pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

A partir de 20 de março, mesmo ainda não tendo sido instalada canonicamente como paróquia, o Padre Anderson, já residindo em Coronel Fabriciano, vem assistindo pastoralmente e espiritualmente as sete comunidades da nova paróquia, podendo já com as limitações que a pandemia nos impõe, celebrar a Semana Santa junto aos novos fiéis.

Rendamos graças a Deus por essa nova paróquia, e confiemos seu novo pároco e seus fiéis ao patrocínio de Nossa Senhora de Fátima.

Oito dias após a convocação do Papa, em resposta as orações, Nossa Senhora de Fátima fez sua primeira aparição em 13 de maio de 1917 na pequena aldeia de Fátima em Portugal. Em um local chamado “Cova de Iria”, ela apareceu para três pequenos pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta.

Por volta de meio-dia eles brincavam pelo campo enquanto cuidavam de um pequeno rebanho quando pararam para rezar o terço, como já era de costume. Queriam voltar logo para a brincadeira e por isso rezaram à moda deles e rapidamente voltaram para o campo e foi quando viram um clarão bem similar ao de relâmpagos.

Acharam que ia chover e por isso se recolheram para ir embora e foi quando viram um segundo clarão em cima da copa de uma árvore (chamada azinheira) e em seguida viram Nossa Senhora de Fátima. Assustados, quiseram correr, mas Nossa Senhora logo os tranquilizou e pedindo que não tivessem medo, pois ela vinha do Céu.

Segundo relato dos próprios pastorinhos, a visão era de uma “Senhora mais brilhante que o Sol”, e em suas mãos pendia um Rosário. Serena e tranquila disse às crianças:

“Vim para pedir que venhais aqui seis meses seguidos, sempre no dia 13, a esta mesma hora. Depois vos direi quem sou e o que quero. Em seguida, voltarei aqui ainda uma sétima vez.”

E as aparições aconteceram sete meses seguintes conforme o prometido.

Antes de ir embora, Nossa Senhora de Fátima ainda ressaltou: “Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo, e o fim da guerra.”

Pároco

Pe. José Enésio Pinheiro