Criação e Instalação: 09 de maio de 2021
“Acolher e amar o Povo. Construindo uma nova história”.
Com a criação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano passa a contar com 51 paróquias, organizadas por três regiões pastorais.
A nova paróquia nasce do desmembramento da Paróquia São Sebastião, que está sob os cuidados pastorais da Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas). Com o desmembramento, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima passa a ser composta pelas seguintes comunidades: Matriz Nossa Senhora de Fátima, Caladinho do Meio; Nossa Senhora Aparecida, Morada do Vale; Nossa Senhora Aparecida, Caladinho de Cima; São José Operário, Pedreira; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Serra Azul; Santa Rita e Divina Misericórdia, ambas no Caladinho de Baixo.
Segundo dados levantados, a estimativa populacional da nova paróquia está entre 22 a 25 mil habitantes. A criação da nova paróquia é um anseio antigo das comunidades que a compõe e ao mesmo tempo um desejo de nossa Diocese de proporcionar a esses fiéis uma maior atenção pastoral, confiando um pastor para caminhar mais próximo deles. A matriz Nossa Senhora de Fátima que está às margens da Avenida Presidente Tancredo Neves, em Coronel Fabriciano, possuiu 48 anos de caminhada eclesial.
A criação da nova paróquia vem sendo pensada há um bom tempo, em diálogos entre o bispo Diocesano Dom Marco Aurélio e os padres redentoristas. Inicialmente o projeto teve certo andamento com o Padre Cláudio, sendo concluído e efetivado o desmembramento com o Padre Zambom. Estes sempre demonstraram muito solícitos e disponíveis a essa nova configuração.
À Congregação do Santíssimo Redentor, gratidão pelo cuidado e zelo com que tem conduzido a missão nesta região que agora é elevada constituída paróquia e pelo trabalho desenvolvido em nossa diocese.
A posposta de criação da nova paróquia foi apresentada e aprovada pelo Conselho Presbiteral. Foi designado como seu primeiro pároco o Padre Anderson Ferreira Teixeira que, desde a sua ordenação diaconal, em 2015, estava em Santa Maria de Itabira, vindo a assumir em 2016 o ofício de administrador paroquial e em 2018 o de pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.
A partir de 20 de março, mesmo ainda não tendo sido instalada canonicamente como paróquia, o Padre Anderson, já residindo em Coronel Fabriciano, vem assistindo pastoralmente e espiritualmente as sete comunidades da nova paróquia, podendo já com as limitações que a pandemia nos impõe, celebrar a Semana Santa junto aos novos fiéis.
Rendamos graças a Deus por essa nova paróquia, e confiemos seu novo pároco e seus fiéis ao patrocínio de Nossa Senhora de Fátima.