29 de março de 2024

Paróquia Nossa Senhora da Saúde

Criação e instalação: 06 de abril de 1947

“Bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto de teu ventre!” (Lc 1,42)

Uma comunidade se realiza pela sua gente. Apesar das histórias particulares, ela surge das necessidades comuns, dos laços que se formam e edificam.

A história da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, bem como a de várias outras, está diretamente relacionada ao período de povoamento do município de Itabira, à chegada dos bandeirantes ao interior de Minas Gerais.

A Igreja Matriz é a segunda edificação religiosa mais antiga de Itabira, sendo mais ‘jovem’ apenas do que a de Nossa Senhora do Rosário (“Rosarinho”). Nossa história, portanto, passa pela própria história de construção da Igreja, iniciada no século XIX.

No local onde hoje se ergue a Matriz Nossa Senhora da Saúde existia, anteriormente, uma ermida, sob a mesma invocação, construída pelos primeiros habitantes da região: Bento Joaquim do Amaral e João de C. Salgado, entre outros.

A atual edificação teve sua construção iniciada em 1823 e concluída em 1848 (mesmo ano de emancipação política do município) por iniciativa de Carlos Cassemiro de Andrade. Em 1833, com a demarcação da área da vila de Itabira, a Igreja passou a denominar, pela sua vocação, um dos distritos criados.

Já no século XX, em 1925, a edificação sofreu reformas que foram coordenadas por uma comissão presidida por Heliodoro do Carmo. Nessa época, foi modificado o frontispício original que apresentava duas torres, destruídas por ação de um raio. Desde então, mantém a torre única central.

Inicialmente, a comunidade Nossa Senhora da Saúde estava subordinada à Paróquia de Nossa Senhora do Rosário (forania da Arquidiocese de Mariana), sendo elevada a Paróquia no dia 06 de abril de 1947. Naquela época, pertenciam à Paróquia da Saúde, assim denominada carinhosamente pelos fiéis, as Capelas de Conceição, Rio Peixe, Fábrica da Gabiroba, Candidópolis e Ribeirão de São José;

Os cruzeiros de Laboriaux, Oliveira Castro e Piteiras; E os povoados de Conceição, Rio Peixe, Candidópolis, Ribeirão de São José, Laboriaux, Oliveira Castro e Fábrica da Pedreira.

Ao longo dos anos, várias comunidades foram anexadas ou desmembradas da Paróquia. Além das já relacionadas, temos também: Comunidade de Nossa Senhora Aparecida (Barro Branco), Comunidade de São José (Chapada), Comunidade de Nossa Senhora da Esperança (Boa Esperança), Comunidade de Nossa Senhora de Fátima (Vila Amélia) e Comunidade de Nossa Senhora da Conceição (Conceição de Baixo).

Nos dias atuais, a Paróquia é composta pelas comunidades de Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora da Saúde (Igreja Matriz), o que nos torna genuinamente mariana.

A circunscrição da Paróquia compreende os bairros Centro, Pará, Chacrinha, Moinho Velho, Esplanada da Estação, Quatorze de Fevereiro, Vila Amélia, Alto da Boa Vista, Alto Pereira, Vila São Joaquim e Conceição de Baixo.

Obs.: A Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde foi tombada pelo município em 11/05/1988, por meio do Decreto Municipal nº 3.442.

Párocos:

1º Pe. José Lopes Magalhães (1946-1963)

2º Pe. Geraldo Trindade Barreto (1963-1966)

3º Pe. Joaquim Santana de Castro (1966-1976)

4º Pe. José Cassimiro da Silva (1976-1977)

5º Pe. Valter Carrijo (1977-1979)

6º Pe. Luiz Cezar (1979-1980)

7º Pe. Ilídio Hemétrio Quintão (1980-2011)

8º Pe. Uildes Flávio Assis (2011-2020)

9º Pe. Paulo Marcony Duarte Simões (2020 – até o momento)

Existem muitas origens para a história de Nossa Senhora da Saúde, com várias versões em diferentes localidades. Porém, a que possui mais registros e a mais aceita remonta aos tempos da peste negra europeia.

No ano de 1599, uma forte epidemia caiu sobre a cidade de Sacavém em Portugal. A epidemia foi tão mortal que não havia sequer espaço para enterrar os cadáveres, o que forçou a começarem escavações e covas nos arredores do cemitério da igreja.

Ao abrirem a primeira vala, os coveiros se depararam com uma imagem de Nossa Senhora. O povo logo se reuniu com grande amor e veneração. Tamanhos foram os benefícios de cura que vinham das orações que o povo decidiu realizar uma procissão em honra a Maria. Ao fim da procissão, a peste cessou. A imagem de Nossa Senhora descoberta na vala passou a ser aclamada Nossa Senhora da Saúde.

Maria está sempre presente para ajudar seus filhos que sofrem, cada qual com seu motivo: uns com doenças corporais, outros com doenças espirituais. Assistir os enfermos é característica visível em Maria. Seu Divino Filho Jesus foi como ela. Jesus caminhou por muitos lugares fazendo o bem, curando os enfermos, operando milagres. Sua Santíssima Mãe também. Não se separa Maria de Jesus. Mãe e Filho são inseparáveis. Maria cuidou de Jesus e também foi cuidada por Ele e por São José. Foi cuidada também por São João Evangelista e hoje ela cuida de nós como Mãe na ordem da graça (Lumen Gentium 61).

Oração

Virgem Maria, Mãe da Saúde, Mulher forte e terna, olha por nós, na estrada da vida. Em teu regaço de amor, acolhe nossos passos em busca de caminhos novos onde o sofrimento e a cruz possam ser transformados em alegria e luz!

Abraça a juventude e desperta em seu meio Vocações Religiosas, Leigas e Sacerdotais, comprometidas com a verdade e a justiça.

Volta nosso olhar para os excluídos e desperta nossa solidariedade profética. Ensina-nos que a vida é serviço, doação, é entrega do próprio coração.

Dá-nos de tua coragem para acolher de coração aberto a Palavra de Jesus que nos chama e nos envia como “sal e luz” para toda a Igreja.

Mãe da Saúde e Mãe da Igreja sustenta-nos quando sofremos ou quando o medo nos faz desviar do caminho de Jesus. E, assim, possamos assumir com alegria a vontade do Pai. Amém.

Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós!

Pároco

Pe. Paulo Marcony Duarte Simões

Diácono Paroquial

Diácono Paulo Martins Barcelos