Ipoema, antes de ser elevada à dignidade de Paróquia, era capela filial pertencente à Paróquia de Senhora do Carmo. Seu nome primitivo era Santo Afonso da Aliança, por causa da família de Afonso Guerra. Esta família foi quem doou o patrimônio onde se instalou a primitiva capela. Segundo algumas pessoas fidedignas os primeiros habitantes de Santo Afonso da Aliança foram: Antônio Mendes e sua esposa Dona Ana Vaz de Jesus. Esta família morava na fazenda Pouso Alegre. Seus filhos chamavam-se: João Afonso Mendes, que mais tarde ordenou-se padre; Mariana Vaz de Jesus e Catarina Vaz de Jesus. Dona Catarina casou-se com Manoel de Souza Guerra, que era filho de pais portugueses, nascido em Sabará, Estado de Minas.
A capela filial de Santo Afonso da Aliança que mais tarde passou a chamar-se Ipoema, foi elevada à paróquia aos 12 de outubro de 1969 por Dom Marco Antônio Noronha, primeiro bispo de Itabira. Sua padroeira é Nossa Senhora da Conceição, cuja festa é celebrada no dia 08 de dezembro.
O primeiro pároco após a criação da paróquia foi o Revmo. Padre João de Oliveira, e o segundo pároco é o Revmo. Padre Pedro Paulo Pessoa, que começou a dirigir a paróquia a partir do dia 31 de outubro do mesmo ano de sua criação. Ao longo de toda a existência desta paróquia foram muitos padres que por ela passaram pastoreando o povo da região. Houve momentos em que ela foi assistida por padres que vinham de outras paróquias, em outros momentos alguns padres nela residiam, sendo que num período bastante longo sua administração e assistência pastoral se deu por meio das irmãs Salvatorianas que nela trabalharam de 1974 a 1979. Esta paróquia limita-se com as paróquias de Itabira, Bom Jesus do Amparo e Senhora do Carmo. Atualmente, além da igreja matriz ela se compõe de mais 7 comunidades constituídas com capela e organização de lideranças, além de mais 3 localidades que se organizam como comunidade eclesial sem capela.
(Fonte: Livro Tombo da Paróquia)