Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

26 de abril de 2024

Paróquia São João Batista

Criação e instalação: 26 de janeiro de 1969

Esta história começa, na década de 50, quando alguns poucos moradores do bairro Conceição resolveram fazer um cruzeiro na colina. A Diocese, vendo a fé deste povo, enviou o Pe. José Lopes Magalhães para formar uma comunidade ali, sendo esta pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Vila Amélia. O Pe. Magalhães logo conseguiu, juntamente com a comunidade e a então Companhia Vale do Rio Doce, hoje Vale, fazer uma capela grande onde o povo se reunia com bastante frequência para missas, procissões, novenas etc. Em 1969 Dom Marcos Antônio Noronha, primeiro bispo desta Diocese, decidiu constituir a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, para a alegria e satisfação do povo local, tendo a Igreja Matriz situada na comunidade Conceição. Deste ano até a década de 90, vários padres se dedicaram totalmente à formação de uma Igreja Povo de Deus. Dentre eles destacamos os padres: Pedro Paulo Pessoa, Vital, Ivanir Américo, Alex Banza, Henrique Dominicus, Joãozinho, Daniel Orpilla, Noel Octaviano, Justino Munduala, Nemézio.

Na década de 90 a Diocese decidiu redividir todas as paróquias da cidade, ficando a comunidade Conceição como setor da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Todavida em 1999, este setor novamente se desmembrou da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e voltou a ser Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, abrangendo desde a comunidade Conceição até a Boa Esperança.

A Igreja Matriz foi situada na comunidade João XXIII e o Pe. Ernesto de Freitas Barcelos foi nomeado pároco, sendo vigários paroquiais os Padres Almir Adomiran Duarte e Irany José Gonçalves, os quais com muito ardor missionário, fizeram um trabalho muito importante de formação de pequenas comunidades e ajudou esta porção do povo de Deus a fazer uma leitura libertadora do Evangelho e assumir uma postura de Igreja ministerial, onde o leigo passou a ser sujeito da evangelização. Com o passar do tempo estes padres foram encaminhados para outras paróquias e, em janeiro de 2003, assumiu a paróquia o Pe. Cláudio Costa de Souza. Este também exerceu com muito carinho seu ministério: pregava a Palavra de Deus numa liturgia muito bem preparada e animada, que fazia com que os fiéis a cada dia tivessem mais fé e devoção a Jesus Cristo e à Igreja. Padre Cláudio Permaneceu somente um ano na paróquia, mas deixou saudades em todo o povo, pois recebeu a missão de exercer seu ministério em Portugal, deixando, em fevereiro de 2004, a Paróquia sob responsabilidade do Pe. José Geraldo de Melo. Este exerceu sua missão e vocação com tamanho empenho que deu um novo rosto à paróquia com a chegada das Santas Missões Populares (SMP), que foi implantada na Diocese de Itabira em primeiro lugar nesta paróquia.

Atualmente a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida é constituída por 16 comunidades, estando elas localizadas: Abóboras, Baixada, Bálsamos, Barreiro, Barro Branco, Bateias, Boa Esperança, Chapada, Fênix, João XXIII, Machado, Palmital, Ribeira, Santa Marta, Santa Ruth e Valença.

O Padre Alex Banza, em fevereiro de 2013, retornou e assumiu a paróquia com toda a sua simplicidade e sabedoria, exercendo o pastoreio dessas comunidades e procurando sempre conduzir seus paroquianos para uma vida de mais oração e ação, principalmente junto às famílias.

Atualmente a paróquia está sendo administrada pelo Pe. Hideraldo Veríssimo Vieira que tomou posse no dia 26 de fevereiro de 2021 em missa presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano, tendo a participação limitada de fieis devido a pandemia da COVID-19.

Mudança no nome da paróquia

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, do bairro João XXIII,  mudará de nome e passará a ser chamada Paróquia São João Batista e a Igreja São João Batista passará a ser a Igreja Matriz.

Essa não é a primeira vez que é mudado o nome da Paróquia: Em 1969, Dom Marcos Antônio Noronha, criou a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, unindo-a com a Igreja Matriz no Bairro Conceição.  Em 1990, Dom Mário Teixeira Gurgel, dividiu as Paróquias da cidade de Itabira e a Paróquia foi destituída, tornando-se Setor e passando a pertencer à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Amélia. Já, em 1999, Dom Lelis Lara, desmembrou este Setor da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e voltou a instituir a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, com sede na Comunidade São João Batista, no bairro João XXIII.

O  Decreto de alteração de titularidade da Paróquia foi promulgado no dia 7 de outubro, memória de Nossa Senhora do Rosário, Padroeira da Cidade de Itabira:

DECRETO DE ALTERAÇÃO DA TITULAÇÃO DA PARÓQUIA

DOM MARCO AURÉLIO GUBIOTTI

BISPO DA DIOCESE DE ITABIRA-CORONEL FABRICIANO

POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA,

AOS QUE ESTE DECRETO VIREM,

SAUDAÇÃO, PAZ E BÊNÇÃO NO SENHOR!

CONSIDERANDO o pedido apresentado pelo Reverendíssimo Senhor Padre Hideraldo Veríssimo Vieira, Administrador da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, situada no município de Itabira-Minas, nesta nossa Diocese, no qual solicitou alteração na titulação do Padroeiro da paróquia, após ter consultado o Conselho Pastoral Paroquial da supracitada paróquia e, tendo ouvido o Conselho Presbiteral (cân. 515 § 2) em reunião realizada no dia oito do mês de agosto de 2023, que manifestou parecer positivo.

São João Batista é o modelo de santidade a ser seguido, visando o bem dos paroquianos e a piedade popular expressa na devoção profundamente arraigada no coração dos fiéis.

DECRETO, que a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, inscrita no CNPJ 20.963.351/0023-10, com sede à Rua Humberto Campos, nº 462, CEP: 35.901.029, bairro João XXIII, na cidade de Itabira-Minas Gerais, altere o seu título de estabelecimento-nome fantasia para PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA, permanecendo inscrita no mesmo CNPJ, sendo que a Igreja situada no mesmo endereço passe a ter os direitos de Matriz Paroquial.

RECOMENDO que o titular da Paróquia, SÃO JOÃO BATISTA, seja celebrado com fervor e devoção dentro das festas litúrgicas previstas pelo calendário da Igreja.

ESTE DECRETO será impresso em cinco vias, sendo que duas serão encaminhadas à PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA e as outras três serão custodiadas nos arquivos da Cúria Diocesana de Itabira. Que este decreto seja transcrito integralmente no Livro do Tombo da Paróquia e lido na celebração da missa que será presidida pelo Bispo diocesano, no dia 12 de novembro, domingo, às 18horas e 30minutos, na presença de uma porção do Povo de Deus.

ESTE DECRETO entra em vigor na data de sua publicação.

DADO E PASSADO na Cúria Diocesana de Itabira, aos 7 dias do mês de outubro de 2023, memória de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da Cidade Episcopal de Itabira, sob o Sinal e o  Selo de Nossas Armas.

São João Batista nasceu milagrosamente em Aim Karim, cidade de Israel que fica a 6 quilômetros do centro de Jerusalém. Seu pai era um sacerdote do templo de Jerusalém chamado Zacarias. Sua mãe foi Isabel, que era parente de Maria, Mãe de Jesus. Em sua missão, João pregou a conversão e o arrependimento dos pecados manifestos através do batismo. João batizava o povo. Daí o nome João Batista, aquele que batiza. Ele foi o precursor de Jesus, anunciou sua vinda e a salvação que o Messias traria para todos. João Batista era um grande profeta, pregador no deserto da Judeia, nas proximidades do Rio Jordão, vivendo uma vida extremamente austera, simples e com muita oração; um profeta enviado por Deus. João Batista foi morto a mando do Rei Herodes, um mártir que dá início a uma história marcada por testemunhos e martírios dos seguidores de Jesus no início da Igreja.

Pároco

Pe. Hideraldo Verissimo Vieira

Colaborador Paroquial

Pe. Otaviano Souza de Andrade

Diácono Paroquial

Diácono Ednaldo Vieira de Souza

Diácono Paroquial

Diácono Glemerson Pereira de Souza

Telefone

(31) 3840-2808

E-mail

psjbatistaitabira@dioceseitabira.org.br

Comunidades

Horários de Missas e Celebrações