Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

26 de abril de 2024

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Criação e instalação: 01 de Janeiro de 1999

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com sede paroquial à Rua Caetés, 495 – Bairro Iguaçu, comunidade Nossa Senhora Aparecida, foi desmembrada da Paróquia Cristo Rei e criada no dia 01 de Janeiro de 1999 pelo Bispo Diocesano Dom Lelis Lara, tornando-se seu primeiro pároco Pe. Luiz Carlos de Castro (Buião) e tendo como vigários paroquiais Pe. Marcos Cunha e Pe. Alex Banza. As comunidades que formaram a Paróquia Nossa Senhora Aparecida foram as seguintes: Nossa Senhora Aparecida, Divina Providência e Jesus de Nazaré no Bairro Iguaçu, Esperança em Cristo no Bairro Ferroviários; São Geraldo, São José, Nossa Senhora Aparecida, Maria de Nazaré e Sagrada Família no Bairro Bom Jardim; Nossa Senhora das Graças, São Francisco, Nossa Senhora da Esperança, Nossa Senhora Aparecida, Santa Clara no Bairro Esperança; Santo Antônio e São Lucas (Atos dos Apóstolos) no Bairro Ideal; Senhor do Bonfim e Menino Jesus no Bairro Cidade Nobre; Nossa Senhora Aparecida no Bairro Vila da Paz; São João Batista no Bairro Vila Formosa; Nossa Senhora Aparecida, Chácara Madalena; São Pedro e Nossa Senhora das Graças (Nova Aliança) no Bairro Limoeiro; Nossa Senhora da Conceição no Barra Alegre; Santa Rita de Cássia no Pedra Branc; Tribuna (Zona Rural); São José, Ipaneminha (Zona Rural); São Vicente de Paulo e Ipanemão (Zona Rural) e Sagrado Coração de Jesus. Totalizando assim, 29 comunidades.

Com a transferência do Pe. Luiz Carlos de Castro para a Paróquia São Domingos de Gusmão, São Domingos do Prata/MG, assumiu no ano de 2000 o ofício de pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida o Pe. José Miranda, juntamente com os vigários paroquiais Pe. Cláudio Costa, Pe. Alex Banza e Pe. Geraldo Reis.

Durante a primeira visita pastoral de Dom Odilon Guimarães Moreira, à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, entre os dias 03 e 07 de março de 2004, foi criada a Paróquia São Geraldo, em 07 de março de 2004, desmembrando-a da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. A Paróquia São Geraldo, com sede no Bom Jardim, ficou com 09 comunidades e a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com sede no Iguaçu, ficou formada por 20 comunidades. O Pe. José Miranda continuou como pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e o Pe. Alex Banza foi nomeado como primeiro pároco da Paróquia São Geraldo.

Com o falecimento do Pe. José Miranda em 28 de maio de 2006, Dom Odilon nomeou o Pe. José Geraldo da Silva Reis como administrador provisório no dia 29 de maio de 2006 e no dia 03 de Julho de 2006 assumiu como pároco, dando assim continuidade aos trabalhos pastorais deixados pelo Pe. José Miranda e equipe de agentes de pastorais. Neste mesmo ano foi criada a Equipe Paroquial de Formação Permanente composta por um número de 27 leigos, além do pároco. Neste mesmo período foi criado o Informativo Paroquial.

Para facilitar o atendimento pastoral, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida foi dividida em 04 setores:

Setor 1: Iguaçu – Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Divina Providência (Asilo); Jesus de Nazaré (Alto do Esperança) e Esperança em Cristo (Ferroviários).

Setor 2: Cidade Nobre – Senhor do Bonfim, Nossa Senhora Aparecida (Vila da Paz) e Menino de Jesus;

Setor 3: Vila Formosa (São João Batista); Alto do Esperança (Santa Clara e Nossa Senhora Aparecida); Cruzeirinho (Nossa Senhora da Esperança) e Recanto (São Sebastião).

Setor 4: Limoeiro – São Pedro e Nossa Senhora da Graças (Nova Aliança); Chácara Madalena (Nossa Senhora Aparecida); Barra Alegre (Nossa Senhora da Conceição); Pedra Branca (Santa Rita de Cássia); Tribuna (São José); Ipaneminha (São Vicente de Paulo) e Ipanemão (Sagrado Coração de Jesus). Totalizando vinte comunidades.

A paróquia, atualmente, tem as seguintes pastorais, movimentos e serviços:

  1. Pastorais – Litúrgica, Saúde, Migrante, Catequética, Juventude, Batismo, Reflexão, Coroinhas, da Pessoa Idosa, Santas Missões Populares, Infância Missionária, Familiar, Equipe Paroquial de Formação Permanente e PASCOM (pastoral da comunicação).
  2. Movimentos – Renovação Carismática, Grupo de Casais, Apostolado da Oração.
  3. Serviços – Sociedade São Vicente de Paulo, Comissão Financeira.

Com o objetivo de organizar melhor a paróquia e sua caminhada, foram realizadas as assembleias das pastorais, movimentos e serviços (fevereiro/2008), as assembleias comunitárias (março/2008) e assembleia paroquial (agosto/2008). Nestas Assembleias foram elaboradas as diretrizes, orientações e definições das pastorais, movimentos e serviços e avaliadas aquelas que já existiam.

Atualmente a Paróquia tem cinco comunidades: Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Iguaçu-Matriz), Divina Providência (Asilo), Jesus de Nazaré (Iguaçu) e Esperança em Cristo (Ferroviários), Beato João XXIII (Iguaçu).

3) A aparição da imagem de Nossa Senhora de Aparecida ocorreu em 1717, época das Capitanias Hereditárias. O governante das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro estava de passagem pelo Vale do Paraíba, mais precisamente por Guaratinguetá. Animados com a visita, o povo daquela localidade resolveu fazer uma festa de boas-vindas e para isso chamaram três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso para lançar as redes no rio e pescar bons peixes.
O fato era que, naquela época, meados de Outubro, não era tempo de peixes. Porém, como não podiam contradizer o pedido, rezaram pela proteção e benção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem voltar à terra firme com fartura. Depois de inúmeras tentativas sem sucesso, eis que surpreendentemente eles pescaram o corpo de uma imagem. Curiosos, lançaram novamente as redes e “pescaram” uma cabeça que se encaixou perfeitamente ao corpo. Depois deste encontro, que nos dias de hoje é representado em todo o Brasil no dia 12 de outubro emocionando os fieis, o barco se encheu tanto de peixes que ele quase virou!
A partir daí, a devoção da Santa foi se espalhando. Primeiro nas casas, depois se construiu uma capela, depois uma basílica, até chegar ao quarto maior santuário do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida localizado na cidade de Aparecida, interior do Estado de São Paulo.

Pároco

Pe. Marco José Almeida

Vigário Paroquial

Pe. Nivaldo de Souza Aranda

Telefone

(31) 3822-4420

E-mail

pnsaparecidaipatinga@dioceseitabira.org.br

Comunidades

Comunidade Nossa Senhora Aparecida (MATRIZ)
Rua Caetés,455- Iguaçu

Comunidade Divina Providência
Rua Tupiniquins,95- Iguaçu

Comunidade Esperança em Cristo
Rua Rio Amazonas,455-Ferroviários

Comunidade Jesus de Nazaré
Rua Aruaque,35- Iguaçu

Comunidade São João XXIII
Rua Aguas Marinhas, 240 -Iguaçu

Horários de Missas e Celebrações

Comunidade Nossa Senhora Aparecida (MATRIZ)
Domingos às 7:00; 10:00; 19:30

Comunidade Divina Providência
Domingos às 16:00

Comunidade Esperança em Cristo
Domingos às 19:30

Comunidade Jesus de Nazaré
Domingos às 08:30

Comunidade São João XXIII
Domingos às 10:00