Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

19 de setembro de 2020

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com sede paroquial à Rua Caetés, 495 – Bairro Iguaçu, comunidade Nossa Senhora Aparecida, foi desmembrada da Paróquia Cristo Rei e criada no dia 1º de Janeiro de 1999 pelo Bispo Diocesano Dom Lelis Lara, tornando-se seu primeiro pároco Pe. Luiz Carlos de Castro (Buião) e tendo como vigários paroquiais Pe. Marcos Cunha e Pe. Alex Banza. As comunidades que formaram a Paróquia Nossa Senhora Aparecida foram as seguintes: Bairro Iguaçu – Nossa Senhora Aparecida, Divina Providência e Jesus de Nazaré, Esperança em Cristo no Ferroviários. No Bairro Bom Jardim – São Geraldo, São José, Nossa Senhora Aparecida, Maria de Nazaré e Sagrada Família. No Bairro Esperança – Nossa Senhora das Graças, São Francisco, Nossa Senhora da Esperança, Nossa Senhora Aparecida, Santa Clara. No Bairro Ideal – Santo Antônio e São Lucas (Atos dos Apóstolos). No Bairro Cidade Nobre – Senhor do Bonfim e Menino Jesus. No Bairro Vila da Paz – Nossa Senhora Aparecida. São João Batista Vila Formosa. Nossa Senhora Aparecida, Chácara Madalena. No Bairro Limoeiro – São Pedro e Nossa Senhora das Graças (Nova Aliança). Barra Alegre – Nossa Senhora da Conceição. Pedra Branca – Santa Rita de Cássia. Tribuna (Zona Rural) – São José, Ipaneminha (Zona Rural) São Vicente de Paulo e Ipanemão (Zona Rural) – Sagrado Coração de Jesus. Totalizando, assim, 29 comunidades.

Com a transferência do Pe. Luiz Carlos de Castro para a Paróquia de são Domingos de Gusmão, São Domingos do Prata/MG, assumiu no ano de 2000 como Pároco a Paróquia Nossa Senhora Aparecida o Pe. José Miranda, juntamente com os vigários paroquiais: Pe. Cláudio Costa, Pe. Alex Banza e Pe. Geraldo Reis.

Durante a primeira visita pastoral do Dom Odilon Guimarães Moreira, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, à atual Bispo Diocesano, nos dias 03 a 07 de Março de 2004, foi criada a Paróquia São Geraldo, em 07 de março de 2004, desmembrando-se da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. A Paróquia São Geraldo, com sede no Bom Jardim, ficou com 09 comunidades e a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com sede no Iguaçu, ficou formada por 20 comunidades. O Pe. José Miranda continuou como pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e o Pe. Alex Banza foi nomeado como primeiro pároco da Paróquia São Geraldo.

Com o falecimento do Pe. José Miranda em 28 de maio de 2006, Dom Odilon nomeou o Pe. José Geraldo da Silva Reis como pároco provisório no dia 29 de maio de 2006. E no dia 03 de Julho de 2006 foi dada posse como pároco oficial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida ao Pe. José Geraldo da Silva Reis, dando assim continuidade aos trabalhos pastorais deixados pelo Pe. José Miranda e equipe de agentes de pastorais. Neste mesmo ano foi criada a Equipe Paroquial de Formação Permanente composta por um número de 27 leigos mais o pároco e neste mesmo período foi criado o Informativo Paroquial.

Para facilitar o atendimento pastoral, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida é dividida em 04 setores:

Setor 1 – Iguaçu – Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Divina Providência (Asilo), Jesus de Nazaré (Alto do Esperança) e Esperança em Cristo (Ferroviários).

Setor 2 – Cidade Nobre – Senhor do Bonfim, Nossa Senhora Aparecida (Vila da Paz) e Menino de Jesus.

Setor 3 – Vila Formosa (São João Batista), Alto do Esperança (Santa Clara e Nossa Senhora Aparecida), Cruzeirinho (Nossa Senhora da Esperança) e Recanto (São Sebastião).

Setor 4 – Limoeiro – São Pedro e Nossa Senhora da Graças (Nova Aliança), Chácara Madalena (Nossa Senhora Aparecida), Barra Alegre (Nossa Senhora da Conceição), Pedra Branca (Santa Rita de Cássia), Tribuna (São José), Ipaneminha (São Vicente de Paulo) e Ipanemão (Sagrado Coração de Jesus). Totalizando vinte comunidades.

A paróquia, atualmente, tem as seguintes pastorais, movimentos e serviços:

Pastorais – litúrgica, da saúde comunitária e hospitalar, migrante, catequética, da juventude, do batismo, reflexão, do coroinhas, da pessoa idosa, da santas missões populares , da infância missionária, da familiar e equipe paroquial de formação permanente, PASCOM (pastoral da comunicação).

Movimentos – renovação carismática, grupo de casais, apostolado da oração

Serviços –sociedade São Vicente de Paulo, comissão financeira.

Com o objetivo de organizar melhor a Paróquia e sua caminhada, foram realizadas as assembleias das pastorais, movimentos e serviços (fevereiro/2008), as assembleias comunitárias (março/2008) e assembleia paroquial (agosto/2008). Nestas Assembleias foram elaboradas as diretrizes, orientações e definições das pastorais, movimentos e serviços e avaliadas aquelas que já existiam.

Atualmente a Paróquia tem cinco comunidades:

Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Iguaçu-Matriz), Divina Providência (Asilo), Jesus de Nazaré(Iguaçu) e Esperança em Cristo (Ferroviários),Beato João XXIII(Iguaçu).

Pe. Geraldo da Silva Reis foi transferido para Alvinópolis para ajudar Pe. Marcos Antônio Rosa, assim Dom Marco Aurélio Gubiotti nomeou como pároco Pe. Aloísio Vieira em 09/03/2014.

A imagem que esta na Igreja Matriz é de Nossa Senhora Aparecida Iguaçu.

3) A aparição da imagem de Nossa Senhora de Aparecida ocorreu em 1717, época das Capitanias Hereditárias. O governante das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro estava de passagem pelo Vale do Paraíba, mais precisamente por Guaratinguetá. Animados com a visita, o povo daquela localidade resolveu fazer uma festa de boas-vindas e para isso chamaram três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso para lançar as redes no rio e pescar bons peixes.
O fato era que, naquela época, meados de Outubro, não era tempo de peixes. Porém, como não podiam contradizer o pedido, rezaram pela proteção e benção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem voltar à terra firme com fartura. Depois de inúmeras tentativas sem sucesso, eis que surpreendentemente eles pescaram o corpo de uma imagem. Curiosos, lançaram novamente as redes e “pescaram” uma cabeça que se encaixou perfeitamente ao corpo. Depois deste encontro, que nos dias de hoje é representado em todo o Brasil no dia 12 de outubro emocionando os fieis, o barco se encheu tanto de peixes que ele quase virou!
A partir daí, a devoção da Santa foi se espalhando. Primeiro nas casas, depois se construiu uma capela, depois uma basílica, até chegar ao quarto maior santuário do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida localizado na cidade de Aparecida, interior do Estado de São Paulo.

Pároco

Pe Aloísio Vieira

Vigário Paroquial

Pe. Geraldo Morini de Almeida

Telefone

(31) 3822-4420

E-mail

paroquiansaipatinga@yahoo.com.br

Comunidades

Comunidade Nossa Senhora Aparecida (MATRIZ)
Rua Caetés,455- Iguaçu

Comunidade Divina Providência
Rua Tupiniquins,95- Iguaçu

Comunidade Esperança em Cristo
Rua Rio Amazonas,455-Ferroviários

Comunidade Jesus de Nazaré
Rua Aruaque,35- Iguaçu

Comunidade São João XXIII
Rua Aguas Marinhas, 240 -Iguaçu

Horários de Missas e Celebrações

Comunidade Nossa Senhora Aparecida (MATRIZ)
Domingos às 7:00; 10:00; 19:30

Comunidade Divina Providência
Domingos às 16:00

Comunidade Esperança em Cristo
Domingos às 19:30

Comunidade Jesus de Nazaré
Domingos às 08:30

Comunidade São João XXIII
Domingos às 10:00