28 de março de 2024

Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Criação e instalação: 12 de fevereiro de 2012

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus foi fundada em 2012, devido ao crescimento geográfico do bairro Amazonas e adjacentes. Visando um melhor e maior atendimento pastoral e espiritual do povo dessa localidade, havemos por bem criar a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, com aprovação do conselho presbiteral na reunião realizada no dia 06 de dezembro de 2011, em João Monlevade.

Em diálogo com o Padre Luciano Simões e o conselho Pastoral Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Catedral Diocesana), da qual foi desmembrada a nova paróquia, e também o Padre Cleverson Francisco da Silva Pinheiro e Padre José Geraldo de Melo, de cujas Paróquias integram-se alguns bairros referidos abaixo.

A nova paróquia tem como padroeiro o Sagrado Coração de Jesus, cuja festa é celebrada no mês de junho. Compõe-se esta Paróquia os seguintes bairros: Areão e Gianette , Hamilton, Amazonas, Madre Maria de Jesus, Clovis Alvim 1 e 2 , Novo Amazonas, Cônego Guilhermino, Vila Salica.

Aos 12 de fevereiro de 2012, às 19 horas, durante a Celebração Eucarística presidida por Dom Odilon Guimarães Moreira, com a presença de um grande número de fiéis, foi instalada a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, situada na Rua Mato Grosso, 719, B. Amazonas.

Aos 23 dias do mês de fevereiro de 2012, durante Celebração Eucarística presidida por Dom Odilon Guimarães Moreira, às 19 horas, na Matriz Sagrado Coração de Jesus, com a presença dos fiéis, o Padre Luciano Simões foi empossado como pároco, por um período de 6 anos.

Os desafios foram grandes tendo em vista a diversidade das realidades que se encontraram aqui. Realidades pastorais e sociais bastante distintas.  Outro desafio grandioso estava no fato de que a maioria das comunidades não tinha um lugar próprio para celebração do culto.

Aos 08 dias do mês de dezembro 2016 Padre Luciano Simões deixar a paróquia. Aos 15 dias do mês de dezembro chega à paróquia Sagrado Coração de Jesus seu novo pároco, Padre Renato Menezes Cruz. Aos 09 dias do mês de fevereiro, Dom Marco Aurélio Gubiotti, Bispo Diocesano, presidiu na Matriz do Sagrado Coração de Jesus, a Santa Missa de posse e ação de graças pelos 25 anos de sacerdócio do Pe. Renato Menezes Cruz.

O Sacerdote assumiu, formalmente como Pároco a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Itabira. Pe. Renato já administrava o grupo de comunidades desde o mês de dezembro,
mas a cerimônia de posse foi agendada para a data em que celebra seu aniversário sacerdotal. Concelebraram a Santa Missa os Padres Aloísio Vieira, Francisco Cesar, Márcio Soares, Uíldes Flávio, Alex Banza, Anderson Teixeira, Ueliton Neves, assistida pelo Diácono Maurílio.

Em 1673, Santa Margarida Maria de Alacoque recebeu várias
revelações de Jesus Cristo que a fizeram formar uma equipe de
apóstolos a essa devoção. Em uma dessas revelações, Santa
Margarida foi incumbida de pedir ao rei Luís XIV que consagrasseo Sagrado Coração de Jesus para que ele colocasse-o nas armas da
França toda vez que fosse combater os inimigos da Igreja.
Ela garantia ao rei que o Coração de Jesus o ampararia e
conduziria o seu reinado a uma grande glória e o esperado dessa
atitude é que a França conseguiria atingir um verdadeiro apogeu
católico através da restauração da civilização cristã.

Pároco

Pe. Renato Menezes Cruz