25 de abril de 2024

Comunidade Deus Existe

Somos uma Comunidade Católica de Vida e Aliança, que se enquadra dentro das chamadas “Novas Fundações” tendo como Carisma próprio: “Amar a Igreja como Cristo a ama”.

Nossa família é composta por casais, solteiros e duas Celibatárias. Somos atualmente quase setenta membros, entre Consagrados e Vocacionados. Dentre estes, sete pertencem à Comunidade na realidade de Comunidade de Vida.

A Comunidade Deus Existe está localizada na Região do Vale do Aço, Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano, mais precisamente nas cidades de Ipatinga/MG onde se encontra a Casa de Missão Mãe da Divina Providência e em Santana do Paraíso/MG, local onde está situado o Centro de Evangelização Padre Efraim Solano Rocha.

Anualmente, realizamos missões dentro e fora da nossa Diocese e encontros específicos comprometidos com a Evangelização. O Encontro “Éffeta” é direcionado a jovens com faixa etária de 11 a 16 anos e geralmente é realizado no período de férias escolares; no tempo quaresmal realizamos o Retiro “Deserto” fundamentado na Espiritualidade dos Santos e centrado no silêncio e na contemplação; o Seminário de Cura Interior e autoconhecimento é dividido em oito módulos e geralmente é aplicado um Domingo por mês; para quem deseja conhecer e amar a Igreja de Cristo é oferecido o Seminário “Defensores da Igreja” que também é dividido em módulos de acordo com os temas trabalhados em cada ano e realizamos ainda o Encontro “A Igreja é viva, a Igreja é jovem” e o Kairós de Cura e Libertação, além de encontros extras que são adicionados a agenda.

Hoje em nossa Diocese somos habilitados para a defesa da vida, com o trabalho do Método Billings e evangelizamos também através dos meios de Comunicação. Desde o nascimento da Comunidade Deus Existe, contamos com dois veículos essenciais que acompanharam nossa história: o Informativo Deus Existe, que é distribuído mensalmente com o propósito de formar e divulgar o Carisma de Amar a Igreja como Cristo a ama e a Rádio Deus Existe, que hoje pode ser ouvida online. Além destes ainda temos este Site e estamos nas mais conhecidas redes sociais: Facebook, YouTube e Instagram.

Nossa História

​Nascemos no dia 16 de Outubro de 1999 em um retiro realizado na região de Belo Oriente/MG. Nosso Fundador Elton Pimentel, após ter um encontro pessoal com Jesus viu sua vida ser completamente transformada pela ação do Espírito Santo e assim sentiu um profundo desejo de doar-se inteiramente pela Evangelização.

Antes da fundação da Comunidade Deus Existe, Elton e sua esposa Eliandra Pimentel, além de serem atuantes no Grupo de oração, foram integrantes de um grupo intitulado PRÓ-JESUS, que tinha o objetivo de anunciar Cristo e Sua Igreja combatendo em primeiro lugar um movimento que surgira naquela época alcançando proporções desastrosas no mundo inteiro denominando-se Nova Era.

Em 1999, dando os primeiros passos de uma Nova Fundação, nossa Comunidade assumiu a produção mensal de um Informativo chamado “Deus Existe” que antes era produzido pela Renovação Carismática Católica do Vale do Aço. Com este passo o nome da Comunidade foi definido e a produção do Informativo se dá até os dias atuais. Com o passar dos anos, algumas pessoas foram sentindo-se chamadas à Vida Comunitária e consequentemente foram surgindo missões, encontros como “Resgate” e Acampamento de Oração e a Rádio Deus Existe que ainda hoje é instrumento de conversão para muitos.

No ano de 2005, a Comunidade, que já era conhecida em toda a Diocese e até em outros lugares, foi submetida à sua primeira grande prova, ao qual, todos os membros decidiram por interromper o caminho vocacional, restando apenas o Fundador Elton e sua esposa Eliandra. Foi um tempo difícil, porém necessário para que Deus reestruturasse a Comunidade e lapidasse o nosso Carisma que a partir daí passou a ser conhecido como: “Amar a Igreja como Cristo a ama”.

Fundador(a)

Elton Elvis Pimentel