25 de abril de 2024

XXI Edição do Curso de Inverno da Diocese é realizada na ARPAS

20/06/2022 . Notícias da Diocese

A XXI Edição do Curso de Inverno da Diocese de Itabira Coronel Fabriciano foi realizada este ano, na ARPAS, em João Monlevade, com um número limitado de participantes, devido ao quadro da pandemia COVID 19, priorizando as pessoas que participaram assiduamente do Curso nos últimos anos. Em sintonia com a Campanha da Fraternidade, sob a assessoria de Marinete Morais, o tema desenvolvido foi “Educação Humanística”, e o lema: “Dá-me de Beber”! (João 4,7).

Na ocasião, estiveram presentes 58 pessoas, cursistas representantes das 3 regiões pastorais de nossa Diocese. A Sexta-feira, 17 de junho, foi marcada pela alegria do encontro, do reencontro, da partilha, do encanto com um evento de grande importância para o fortalecimento de nossas lideranças, sobretudo no contexto sócio político econômico, cultural e eclesial que vivemos pós pandemia.

A mística de abertura trouxe memória a todas as vivências e aprendizados no período de pandemia, fazendo saudosa memória e homenagem a lideranças significativas que faleceram ou foram ceifadas pela pandemia, Pe. Ernesto, Pe. Nelito, Hélio Martins, Dona Antônia…. Trazendo forte também a dor e solidariedade ao assassinato de mais dois irmãos que lutavam na defesa dos povos indígenas e preservação da Amazônia. Bruno Pereira e Dom Phillips foram assassinados quando viajavam pelas proximidades da Terra Indígena Vale do Javari, no início do mês.

A mesa de abertura contou com a presença do assessor diocesano do curso, Pe. Hideraldo Veríssimo Vieira, a Coordenadora Leonor Peres, O Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. José Geraldo de Melo, Vasco Lagares, Coordenador Diocesano das Cebs. Marcaram presença ainda o Pe. Marco José de Almeida, Coordenador de Pastoral da Região Pastoral II e Assessor Diocesano das Juventudes, e o Pe. Nailson Mangabeira, assessor diocesano das Pastorais Sociais.

A fala de todos reforçou a importância do Curso de Inverno para Diocese de Itabira Coronel Fabriciano, possibilitando um espaço de partilha e de experiências, de vivências celebrativas, momento de missão, oficinas temáticas que comungam com a proposta do curso, rodas de bate papo abordando temas significativos para formação de lideranças. Nestes 21 anos de curso, este espaço de teologia popular tem oportunizado formação e evangelização, além de ser um espaço ecumênico de formação e partilha de experiências, o curso conta com Assessoria Bíblica, Litúrgica e Missionária.

A assessora externa desta Edição, Marinete Morais, “é gente nossa”, conhece bem o chão e a história de nossa Diocese, da qual já foi Coordenadora Diocesana de Pastoral. Mulher Negra, de fibra, garra e coragem, soube bem conquistar e ocupar os espaços, é Pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, pós-graduada em Políticas Públicas em Gênero e Raça. Mestra em Educação, hoje secretária Municipal de Assistência Social de João Monlevade, foi eleita primeira secretária da nova diretoria do Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social do Estado de Minas Gerais (Cogemas). É leiga engajada e atuante, está à frente da Pastoral Afro, e é agente Caritas.

Sua explanação sobre o tema Educação Humanista foi bem contextualizada em sintonia com o Papa Francisco que nos exorta a retomarmos o pacto global pela educação. Trazendo a figura de Paulo Freire, a Pedagogia da Esperança, valorização do ser humano em sua integralidade, evitando a “cultura do descarte” – que coloca os mais vulneráveis à margem da sociedade – e despertando-o para a importância do cuidado da criação. Marinete com dinamismo e criatividade conseguiu envolver a todos na perspectiva da construção de uma proposta de protagonismo e ação. Ainda no sábado, a presença da vereadora Cida Lima, de Ipatinga, nos provocou a apoiar um Projeto contra aporofobia e a restrição do Direito a cidade, e ainda levar esta causa a todos municípios.

A noite foi coroada com o Ofício das Luzes, pedindo ao Espírito Santo luzes para nosso caminhar.

No domingo, 18 de junho, após a mística e oração, Marinete continuou a explanação e orientou trabalhos em grupos usando a mídia digital para construção do álbum de fotografia de nossa realidade educacional, momento de muita criatividade e inteiração. À tarde, continuamos com o tema e estudo de casos, e fechamos o fim de tarde com a Missa de Envio, presidida pelo Pe. Hideraldo, assessor do curso, e com a leitura da Carta Compromisso por Sarah Susan.

Após entrega da Vela, símbolo do Curso de Inverno, pelo Pe. Hideraldo à Ana Maria de Sena, Secretária do Regional 2, foi comunicado que o próximo Curso será  na região Pastoral 2.

A Avaliação geral foi muito positiva. O desejo comum em consonância com o Papa Francisco e as provocações da Assessora Marinete Morais é de unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações em ordem a uma humanidade mais fraterna.

Confira algumas fotos deste Curso:

Texto: Ana Maria de Sena – Secretariado Regional 2/ Equipe Curso de Inverno