18 de outubro de 2024

VIII Dia Mundial dos Pobres: “A Oração do Pobre Eleva-se até Deus”

30/09/2024 . Notícias da Diocese

No próximo dia 17 de novembro de 2024, a Igreja Católica celebrará o XXXIII Domingo do Tempo Comum e o VIII Dia Mundial dos Pobres, com o tema central “A oração do pobre eleva-se até Deus”, inspirado no livro de Ben-Sirá (cf. Sir 21, 5). A data ganha especial relevância neste ano dedicado à oração, em preparação para o Jubileu Ordinário de 2025.

Em sua mensagem, o Papa Francisco reforça a importância da oração como um meio de comunhão com os pobres e um reflexo da presença de Deus na vida daqueles que mais sofrem. O sacerdote destaca que a oração genuína é a que parte do coração humilde e necessitado, e que os pobres ocupam um lugar privilegiado no coração de Deus.

O Papa lembra ainda que a oração deve estar sempre acompanhada por ações concretas de caridade, citando a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium: “a fé sem obras está morta” (Tg 2, 26). O Dia Mundial dos Pobres se torna, assim, uma oportunidade pastoral de mobilização nas comunidades para ouvir a oração dos pobres, reconhecer suas necessidades e prestar apoio através de gestos de solidariedade.

Em tempos de guerra e sofrimento, a mensagem do Papa convida os cristãos a serem instrumentos de paz e esperança, alinhando suas orações com ações em prol dos mais necessitados. Que esse dia, além de uma reflexão, inspire iniciativas concretas para transformar a vida dos pobres, seguindo o exemplo de humildade e serviço de figuras como Madre Teresa de Calcutá e São Bento José Labre.

A celebração reafirma o compromisso da Igreja em ser uma presença atuante e solidária junto aos pobres, lembrando que “a oração encontra o certificado da sua autenticidade na caridade”.

Clique aqui e acesse a carta completa