02 de maio de 2024

V Encontro Diocesano de Iniciação à Vida Cristã de Adultos é realizado em Ipatinga (MG)

02/05/2022 . Notícias da Diocese

No último fim de semana, 30 de abril e 1º de maio, foi realizado o V Encontro Diocesano de Iniciação à Vida Cristã de Adultos na Paróquia Cristo Libertador em Ipatinga(MG), oportunidade que contou com a representatividade das três regiões pastorais de nossa Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano.

Acerca da programação, o Pe. Uildes Flávio, Pároco da Paróquia que acolheu o encontro e Assessor Diocesano do IVCA, contou-nos que foi trabalhado o processo da catequese de adultos no pós pandemia, também as celebrações e ritos, e por fim, o plano diocesano da Iniciação à Vida Cristã de Adultos que tem por objetivo contribuir para que as paróquias trabalhem em conjunto.

Na oportunidade, o sacerdote afirmou: “Com este encontro, nós temos a esperança de que o processo catecumenal de adultos possa ter uma comunhão maior, possa ter um fortalecimento em todas as nossas paróquias, para assim nós trabalharmos melhor a acolhida dos adultos para inicia-los no processo catecumenal, e acolhê-los em plena comunhão na doutrina católica apostólica romana”.

Sobre esta iniciativa, Pe. Flávio afirmou que este processo catecumenal é uma esperança da Igreja pois se dedica aos adultos que não foram introduzidos plenamente na fé católica, iniciados na vida sacramental, com o Batismo, Eucaristia e Crisma, possam então ser acolhidos na vida da Igreja.

Nesse aspecto, Pe. Flávio destacou que “nossa Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano está dando passos muito significativos neste processo catecumenal, pois grande parte das nossas 51 paróquias tem procurado orientar o catecumenato para os adultos, através dos introdutores”.

Em entrevista, o Assessor Diocesano da Catequese, Pe. Márcio Rodrigo Mota, ao falar-nos sobre a temática do IVCA no pós pandemia, destacou-se que “a mensagem não muda, o caminho é o mesmo, anunciar Jesus Cristo. A partir deste ponto, nós então fizemos um caminho para mostrar aos catequistas quais são os verdadeiros passos para que eles possam retomar a catequese pós encontro”, afirmou o sacerdote.

Confira algumas fotos destes dias: