11 de maio de 2024

Um pouco sobre a história do Diácono Francis Regis Almeida

17/03/2022 . Notícias da Diocese

Francis Regis Almeida nasceu no dia 14 de julho de 1990, embalado pelas “três altas serras” de Itabira, Minas Gerais. É filho de Maria Geralda de Almeida. Os seus memoráveis avós maternos Antônio Pelágio de Almeida (in memoriam) e Antônia Espíndola de Almeida (in memoriam) foram, ao lado de sua mãe, os braços de Deus em sua vida. Parte de sua infância – que se mantêm viva em sua memória – se deu no Sítio Cabral, localizado na zona rural da cidade do minério de ferro. Depois se mudou para o bairro conhecido como Bela Vista, na mesma cidade.

Coube à Escola Municipal Efigênia Alves Pereira educá-lo em sua etapa inicial de instrução, e, depois, no ensino fundamental, foi instruído pelos cuidados atentos da Escola Estadual Madre Maria de Jesus. No Ensino Médio, frequentou a Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio e a Escola Emílio Pereira, formando-se nessa última.

A sua sensibilidade pela fé se deu desde a sua tenra idade. Teresinha Aparecida de Almeida (in memoriam), sua tia e madrinha de batismo, irmã de sua mãe, sempre o levou consigo para entregarem a pequena capela de Nossa Senhora, sob o título de Mãe Rainha e Vencedora Três vezes de Schoenstatt. Todavia, foi em sua paróquia, precisamente em sua comunidade consagrada a São José que se desenvolveu o seu senso de vida eclesial e comunitária. Nela fez a sua primeira eucaristia, nela recebeu o sacramento da crisma e foi catequista. Por isso, ao recorda-se de sua comunidade, a gratidão é o sentimento mais perceptível em suas palavras.

Depois, também fez uma experiência junto ao grupo de Oração Filhos da Misericórdia, que ocorria na Igreja Nossa Senhora do Rosário (Rosarinho), em Itabira. Nesse grupo atuou com fervor e fé.

Sua entrada para o seminário da nossa diocese ocorreu no ano de 2013, ano no qual, o jovem vocacionado foi moldado pela primeira etapa da formação inicial: o Propedêutico. Depois, nos anos de 2014 a 2016 estudou Filosofia – ciência que ele muito admira, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Mais tarde, em 2017 até o ano de 2020, cursou Teologia, a ciência que consagrou o seu pensamento a Deus. Durante esse período, o Diácono Francis Régis Almeida firmou fecundas amizades com o corpo docente e discente do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa.

Atualmente, está atuando pastoralmente na Paróquia Cristo Rei, em Ipatinga. Auxilia na formação dos novos propedeutas com a disciplina de Introdução à Filosofia, é membro da Equipe de Animação Catequética da nossa diocese e faz um curso de Pós-Graduação, pelo Instituto Santo Tomás de Aquino, referente à formação de presbíteros diocesanos.

Por fim, caríssimos, esse é um breve resumo da vida desse jovem presbítero eleito. Peçamos ao Senhor Jesus Cristo, a Videira Verdadeira, que o sustente nessa bela e desafiante missão em meio a Igreja Peregrina neste mundo. Sua Ordenação Presbiteral será no próximo sábado, 19 de março, dia de São José. A ordenação se realizará a partir das 10h na Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário em Itabira e será transmitida pelo Facebook e Youtube.