20 de abril de 2024

Terço da Unidade é realizado nas três Regiões Pastorais da Diocese

27/07/2021 . Notícias da Diocese

No último domingo, 25 de julho, foi realizado o Terço da Unidade Diocesano, nas três Regiões Pastorais da nossa Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.

Na Região Pastoral 1, este momento foi promovido no Santuário São Geraldo Majela em Itabira, na Região Pastoral 2, realizou-se em todas as Paróquias e na Região Pastoral 3, aconteceu na Co-Catedral São Sebastião em Coronel Fabriciano.

Com o tema “No Santuário da Palavra, com Maria e José, cuidando da vida!”, o Terço da Unidade foi uma maravilhosa oportunidade para provocar uma vez mais a nossa espiritualidade, a fim de intensificarmos nossas orações pela unidade da Igreja e das nossas famílias, pelas nossas intenções particulares, e de modo especial, pelo fim da pandemia.

Nas redes sociais da Diocese, este momento foi transmitido ao vivo direto da Co-Catedral de São Sebastião em Coronel Fabriciano. Na oportunidade, contou-se com a presença de representantes de todas as paróquias da Região Pastoral III e do Pe. Eugênio Ferreira de Lima (Assessor Diocesano do Terço dos Homens) que observou que na ocasião, no mesmo horário, os que ali estavam presentes, também estavam unidos aos irmãos das demais Regiões Pastorais.

Para este momento, Pe. Eugênio compartilhou o trecho da Sagrada Escritura de 1Tm 2,8 onde São Paulo pede: “Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando as mãos puras, superando todo ódio e ressentimento”. Diante desta palavra, Pe. Eugênio ressaltou que é isso que o Terço dos Homens tem sido, um encontro de oração, “onde os homens se abastecem e saem para servir, servir em casa, na Comunidade e em todos os lugares”.

Após esta reflexão, rezou-se com muita piedade o Santo Terço, e ao final todos deram um grande “viva” ao Movimento do Terço dos Homens, aos avós que ali estavam presentes e também a Virgem Maria. Para tanto, Pe. Eugênio observou: “A Mãe fica feliz quando os filhos estão juntos, unidos, em paz e alegres, e assim que nós estamos, mesmo sem poder ter realizado este encontro com muita gente, mas mesmo assim estamos juntos, e a Mãe fica feliz”.

Região Pastoral 1

Região Pastoral 2