As três regiões pastorais da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano celebraram, no último domingo, 24 de novembro, a Solenidade de Cristo, Rei do Universo.
Na região pastoral 1 a celebração foi na Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário, em Itabira.
Na região pastoral 2 a celebração foi na Igreja Matriz da Paróquia São Sebastião, em Bela Vista de Minas.
E na região pastoral 3 na Igreja Matriz da Paróquia Senhor do Bonfim, em Ipatinga.
Foi bastante expressiva a participação dos fiéis e dos membros do Apostolado da Oração que, por tradição, todos os anos, participam desta festa.
Neste dia concluímos o Ano Litúrgico. Jesus é Rei que apascenta e julga todos com caridade e justiça. O seu Reino é um “reino eterno e universal: reino da verdade e da vida, reino da santidade e da graça, reino da justiça, do amor e da paz”. Esse é o Reino que pedimos ao Pai, todas as vezes que rezamos o Pai Nosso.
Para Jesus, reinar é servir. E aquilo que nos pede é segui-lo por este caminho: servir, estar atento ao clamor do pobre, do fraco, do doente, do marginalizado.
O dia de Cristo Rei é o dia dos leigos e leigas, recuperando a importância do laicato na evangelização. Todos são chamados a participar ativamente da vida e da missão da Igreja.
Nós bendizemos a Deus e agradecemos profundamente aos fiéis leigos e leigas que tanto se dedicam às nossas comunidades nas diversas pastorais, movimentos e serviços, bem como pela participação solidária e responsável na construção da sociedade.
Texto e fotos: Pascom Diocesana