No último sábado, 23 de agosto, das 13h às 17h, a comunidade Santa Madalena, no bairro Veneza II, Paróquia Cristo Rei, acolheu com alegria a celebração em Ação de Graças pelos 100 anos de presença da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) em Ipatinga.
A SSVP nasceu em Paris, na França, em 1833, fundada pelo jovem Antônio Frederico Ozanam, juntamente com um grupo de estudantes, inspirados no testemunho de São Vicente de Paulo. O carisma vicentino logo se espalhou pelo mundo, chegando ao Brasil em 1872 e, posteriormente, a Ipatinga na década de 1920, mais precisamente em 1925.
Atualmente, a SSVP em Ipatinga reúne 13 Conselhos Particulares e 128 Conferências, presentes em diversas comunidades. Ao longo deste século de história, a missão vicentina tem sido marcada pela dedicação e pelo compromisso de homens e mulheres que, iluminados pelo Evangelho, servem a Cristo nos irmãos necessitados com amor e simplicidade. A caridade, tomada em seu sentido mais pleno, é expressão concreta da fé, e os vicentinos têm sido testemunhas vivas desse amor encarnado na realidade local.
A programação festiva foi coroada com a celebração da Santa Missa, presidida pelo padre Marco José de Almeida, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Iguaçu, e auxiliada pelos diáconos Nivaldo Inácio e Elias Silva. Foi um momento de louvor, gratidão e renovação do compromisso missionário de seguir os passos de São Vicente de Paulo, servindo a Cristo nos irmãos necessitados.
Que São Vicente de Paulo e o Beato Antônio Frederico Ozanam intercedam por toda a família vicentina, para que continue a ser sinal de esperança no coração da Igreja e do mundo.
Gostaria de abraçar o mundo numa rede de caridade.
Beato Antônio Frederico Ozanam