Seminaristas Júlio, Lucas e Paulo recebem o Ministério do Acolitato

07/12/2022 . Notícias da Diocese

No dia 1º de dezembro, os seminaristas Júlio, Lucas e Paulo receberam o Ministério do Acolitato na capela da casa de retiros São José. O local era de uma graça e formosura que só perdiam para a da Virgem Maria. As cores eram vibrantes, tão vivas que parecia que, a qualquer momento, as imagens do crucificado nas laterais saltariam das tintas e pintariam nossa entrada no Paraíso. Oh, sacras e imortalizadas pinturas! Oh, sintonia de soberbas cores que nos tingem de alegria! Inspirem-nos o ardente desejo de que o Criador nos fite com um olhar atento de um pintor a contemplar a sua obra acabada. Esse foi um dia de júbilo para todo o Seminário São José pois esses três irmãos receberam novas cores na aquarela de suas vidas. A tinta vermelha do sangue de Cristo deu um novo colorido ao livro de suas histórias.

Se não bastasse isso, a capela ainda se moveu a mostrar-se como uma grande pregadora. Seu altar semicircular mais parecia uma abóbada celeste horizontal em que, no ápice, estava Aquele que os quatro anjos pintados apontavam: Jesus no sacrário. Assim, a capela, quis arriscar uma homilia improvisada em que nos ensinava sobre o Cristo que deve ser o centro de todos os nossos esforços. Coincidentemente, outro pregador nos deu o mesmo ensinamento nesse dia. Dom Marco Aurélio, em sua homilia, destacou a necessidade da piedade eucarística como pilar da vida espiritual do acólito. Além disso, destacou a importância de o acólito estar, em toda missa, disposto ao serviço. Isso porque, ainda que haja coroinhas experientes nas paróquias, os três novos acólitos têm uma dimensão especial na intimidade com o Pão da vida por meio do serviço tanto na Igreja como na visita aos enfermos.

Aqui, contemplação e serviço caminham lado a lado. Se nos falta um ou outro já somos incompletos, mas se nos faltar a nós mesmos então a lacuna é total e só o Pão do céu pode vedar essa lacuna. Desejamos que nossos irmãos progridam cada vez mais em seu caminho vocacional. É verdade que, os anos passarão, e no futuro estaremos falando sobre quão teriam sido suas ordenações diaconais e presbiterais. Contudo, jamais esqueçamos desse dia da recepção do Ministério do Acolitato tão importante. De fato, os anos passarão e os cabelos brancos, um dia chegarão. Mas não importa se um dia os três irmãos deitarão tinta em seus cabelos e barbas brancos, conservando a aparência externa, porque o inteiro não aguenta tinta: já está sobrecarregado com as cores derramadas pela paleta divina.

Confira algumas fotos deste dia:

Texto: Seminarista Wellington Rosa
1º ano de teologia