06 de maio de 2024

Seminaristas da Diocese participam da Assembleia Regional do Comise Leste 2

27/10/2022 . Notícias da Diocese

Dentre os dias 21 e 23 deste mês, alguns seminaristas do Seminário Diocesano São José participaram da Assembleia Regional do Comise Leste 2, no Convivium Emaús em Belo Horizonte. À entrada, um chão cinzento, não menos do que a parede, lembrava aqueles pacatos vilarejos, tão tranquilos e sossegados, em que as horas do dia parecem não passar nunca e em que a vida das pessoas se torna quase um eterno retiro. No centro dos prédios do Convivium, um jardim belo e também sossegado em que as flores não se cansam de simplesmente contemplar o Criador que as fez. Enfim, no início, tudo indicava que seria mais um daqueles encontros da Igreja tranquilos e pacatos, meio acinzentados também, composto de reuniões, orações e formações.

Todavia, mal se iniciara a Assembleia, os olhos de todos dançavam como a ressaca do mar. Assim, em seu movimento, por um lado, explodiam aquela ansiedade, aquele frio na barriga, enfim, aquele vento que transporta com violência as ondas do mar até se quebrarem nas areias da praia. Por outro lado, implodiam adrenalina, vivacidade, enfim, a pacacidade de vilarejo deu lugar à agitação de cidade grande.

E assim se deu a Assembleia que elegeu a nova coordenação do Comise Leste 2 que conduzirá seus trabalhos nos próximos dois anos. Diante de uma sequência de reuniões apresentando a experiência missionária das vinte e uma dioceses ali representadas, foram estudados os estatutos do Comise. Além disso, foi partilhada a experiência de um padre e de dois bispos acostumados com a missão, palavra essa que é tão utilizada hoje em dia mas tão mal compreendida. Aliás, após esse fim de semana, não há mais como se consultar dicionários a fim de encontrar o significado desse verbete pois palavras não exprimem a experiência que nossos seminaristas tiveram durante a Assembleia. Desejamos que o ardor missionário envolva os corações desses seminaristas e que consigam transmitir aos demais o mesmo espírito de animação com que foram tomados. Desejamos também que aquela mesma ressaca de mar invada toda a Diocese: que lance toda a dificuldade de evangelização e que sugue todos os planos de Deus para essa igreja particular!

Confira algumas fotos deste momento:

Texto: Wellington Rosa de Souza – 1º Ano de Teologia