20 de abril de 2024

Seminário Diocesano realiza Retiro Espiritual

23/02/2021 . Notícias da Diocese

Constatamos, por diversas vezes, na leitura e estudo dos Evangelhos, que Jesus, com certa frequência, afastava-se das multidões que o seguiam e retirava-se para algum local onde pudesse verdadeiramente entregar-se à contemplação. Retirava-se para, na solidão, encontrar-se com Deus.

O silêncio e o recolhimento na oração são, desde os tempos mais remotos, marca constante na Igreja e contribuem, de maneira significativa, para o nosso crescimento espiritual. Ao nos afastar das agitações e compromissos que permeiam nosso dia a dia, temos a chance de nos encontrar com nós mesmo e com Deus.

Santa Teresa, muito sabiamente, costumava dizer que Deus sempre deseja nos falar, mas por vezes o barulho do mundo acaba por nos privar de ouvir.

No período do dia 13 ao dia 17 de fevereiro do presente ano, estivemos em retiro no Sítio Santo Antônio, na cidade de Santa Maria de Itabira.

Longe do barulho, buscamos examinar nossa vida e nosso atos, com a grande contribuição do Frei Henrique que, com sua grande vivência na fé, nos conduziu a reflexões valiosas sobre o caminho vocacional e a vida consagrada. Agora, renovados pela graça de Deus, iniciamos mais um ano formativo em nosso seminário diocesano.

Seminarista Guilherme Generoso Nunes Queiroz, propedêutico