27 de abril de 2024

Seminário Diocesano celebra o mês missionário

07/11/2022 . Notícias da Diocese

Basta pronunciarmos uma única vez a palavra missão e já somos remetidos a frases de impacto como as do papa Francisco quando diz: “O próprio ardor missionário nunca se pode obter em consequência dum raciocínio ou dum cálculo. Colocar-se ‘em estado de missão’ é um reflexo da gratidão.” Essas frases surgem como verdadeiros aforismos mente afora, ou melhor, aforismos mundo afora, porque nos alimentam o desejo de evangelizar pelo mundo. Mas tão logo vem esse ardor missionário, começamos inúmeros planejamentos que dificilmente saem do papel.

Então, de repente, o que vemos são missionários caminhando a passos vagarosos, aquele vagar calculado e cada vez mais diminuído. Seu passo é tão metódico que chega a ser um silogismo: planejam um passo que se arrasta a outro, e que, por sua vez, a muito custo chega a uma conclusão. Então, quando os planejamentos parecem findar, descobrimos que a conclusão era apenas outra premissa.

A fim de evitarmos essa situação, nós, do Seminário Diocesano São José, durante esse mês de outubro, celebramos o mês missionário. Às quartas-feiras tivemos momentos de oração seguindo um roteiro por meio do qual refletimos sobre a necessidade e importância da missão. Às quintas-feiras rezamos o terço missionário recordando-nos das situações que afligem cada continente. Além disso, durante as santas missas rezamos a Oração do Mês Missionário. E assim concluímos o mês missionário no Seminário na expectativa que os futuros sacerdotes sejam cada vez mais missionários seguindo os passos do papa Francisco.

Texto: Wellington Rosa de Souza – 1º Ano de Teologia

Referência: FRANCISCO, Papa. Mensagem do papa às Pontifícias Obras Missionárias. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana. 21 maio 2020. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/pont-messages/2020/documents/pap a-francesco_20200521_messaggio-pom.html. Acesso em: 4 nov. 2022.

Confira algumas fotos destas atividades: