08 de maio de 2024

Seminário Diocesano celebra Festa de São José

14/03/2023 . Notícias da Diocese

O seminário diocesano é, antes de tudo, uma casa: casa de oração (Is 56,9), casa de convivência (Ecl 4,9), casa de estudos (2 Pd 1,2). Porém o mais importante é que é uma casa simples: sem exagerados adornos, sem móveis suntuosos e tingida em suas paredes apenas de um branco suave, no tom de uma vida pacata de quem segue as rotinas do dia-a-dia como seminarista. Contudo, no dia 13 de março, às 16 hs, subitamente aquele branco fosco e discreto se transformou em alvura radiante. Estava tão cândido quanto os lírios de São José ao serem banhados pelos raios do sol e tão claro que destacava as cores vibrantes das vidas que subiram as escadas rumo à capela. Muitas tintas, digo, muitas graças, foram derramadas com o evento desse dia, a celebração da festa de São José, nosso padroeiro. Com a presença do bispo diocesano, do clero de nossa diocese e dos seminaristas da Diocese de Governador Valadares, uma verdadeira aurora boreal foi formada em
meio a tantos tons de alegria.

Na sala de entrada, havia um grande cartaz com uma imagem de São José e uma mensagem “Sejam todos bem-vindos à nossa casa”. Ele era um sinal profético do que seria tratado na santa missa que foi presidida por dom Marco Aurélio. Em sua homilia destacou um trecho de 2 Sm em que Davi deseja construir uma casa para Deus, no entanto, é Deus quem fez uma casa para Davi no final das contas. Ela não seria uma mera residência física, mas uma dinastia da qual o glorioso e bendito São José é o último dos patriarcas, como foi destacado pela fala do bispo.

Diante disso, desejamos que São José interceda por este Seminário: tanto pelos seminaristas de nossa diocese quanto pelo edifício em que habitam. De fato, muitas pessoas passaram por esse prédio e muitas vidas de seminaristas, padres e visitantes foram transformadas. Mas, em meio a tantas mudanças, uma coisa permanece: a casa segue de pé e, como uma grande avó coruja, dessas que gostam de tricotar e contar casos em meio às suas brancas cadeiras de balanço, narra a todos a história do nosso clero. Mas., acima de tudo, a história da providência de São José sobre a nossa diocese.

Wellington Rosa de Souza Seminarista do segundo ano de teologia