Semana de Integração é realizada para o Seminário Diocesano

05/08/2022 . Notícias da Diocese

Entre os dias 25 a 29 de julho, foi realizada a Semana de Integração do Seminário Diocesano São José. O evento, ocorrido em Santa Maria de Itabira, proporcionou a oportunidade de vivências fraternas e de formações aos seminaristas. Esse encontro contou com a presença dos membros da equipe de formação, a saber, o Bispo Diocesano, Dom Marco Aurélio, o assessor da dimensão espiritual, Padre Adriano Mendes, o formador do propedêutico, Padre Márcio Soares e o reitor, Padre Francisco Guerra. Além desses, também houve a presença e contribuição do Padre Anderson e do Professor Auriston.

As formações se voltaram para a temática da liturgia com ênfase na homilia. Seu o objetivo era o de responder concretamente às exigências da “Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis” e do documento 110 da CNBB. Após uma abertura feita na segunda-feira pelo Padre Francisco com uma introdução geral aos temas que seriam apresentados, na terça-feira, Dom Marco Aurélio abordou os documentos do Papa Francisco sobre a homilia.

Na quarta-feira, a temática programada tratava do papel do homiliasta e da homilia na celebração eucarística. A seguir, na quinta-feira, o Professor Auriston Magalhães apresentou técnicas de comunicação e, por fim, na sexta-feira, o Padre Francisco tratou de dicas práticas e promoveu um estudo sobre a técnica retórica do Papa Francisco.

A grande oportunidade proporcionada nessa semana foi a da superação de expectativas. As experiências da vida são como a lua crescente que, em sua timidez, esconde toda sua cândida majestade de lua nova. Da mesma forma, não importam o quão grandes fossem as expectativas, o encontro foi uma grande surpresa para todos. Tal como o sol que é rubro de alegria, assim também os seminaristas puderam espalhar seus tons de luz: luz que resplandeceu e riu-se por entre as verdes gramas daquele sítio. Desse modo se deram os momentos fraternos comunitários preparando os seminaristas para um novo semestre que se inicia. Assim, o fim dessa semana, na verdade, é apenas o começo de mais uma etapa em suas vidas.

Confira algumas fotos destes dias: