Entre os dias 26 a 30 de julho foi realizada a Semana de Integração do Seminário Diocesano São José. O evento aconteceu no sítio Santo Antônio, em Santa Maria de Itabira, e teve por objetivos: o estreitamento dos laços entre os seminaristas e a promoção de oportunidades para reflexões e formações. Para tal, foram proporcionados momentos de lazer, espiritualidade, formações e reuniões. Esse encontro contou com a presença de alguns membros da equipe de formação, a saber, Dom Marco Aurélio, o formador Pe. Márcio Soares e o reitor Pe. Francisco Guerra.
Após a acolhida na segunda-feira, a terça-feira foi marcada por um momento de reflexão com os membros da equipe de formação presentes. O eixo central norteador foi a questão da sinodalidade que foi trazida pelo bispo com o intuito de conduzir os seminaristas a se debruçarem sobre o assunto durante o mês de agosto. Em seguida, houve um diálogo sobre a pandemia, especialmente no que tange aos desafios pastorais dos seminaristas. Ainda nesse dia, foi celebrada a missa para admissão às Ordens Sacras de: Júlio César, Lucas Araújo e Paulo Leal.
A quarta-feira, por sua vez, foi marcada por uma manhã de espiritualidade com Pe. Márcio Soares. A partir da leitura de Ez 34,1-16, o palestrante apontou à necessidade que o presbítero tem de se tornar um pastor para o povo de Deus. Para tal, o grande exemplo apresentado foi o de nosso Senhor Jesus que, não só é um pastor, mas o pastor por excelência. Por fim, na quinta-feira, houve uma reunião com encaminhamentos práticos para a comunidade. Com essas atividades, foi marcado o retorno dos seminaristas para as atividades acadêmicas. Peçamos a Jesus que, nesse mês vocacional, abençoe nossos seminaristas, e que, motivados por essa semana de integração, busquem cada vez mais a configuração ao Cristo, o Bom Pastor.
Seminarista Wellington Souza