18 de abril de 2024

Sacramento da Crisma é realizado na Paróquia de Santana em Santana do Paraíso (MG)

15/07/2021 . Notícias da Diocese

“Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas”… (At 1, 8)

Aconteceu no último dia 4 de julho, em plena solenidade de São Pedro e São Paulo, no rincão da Comunidade Católica Deus Existe, a celebração do Sacramento da Crisma para os catequizandos da Paróquia de Santana em Santana do Paraíso (MG).

O evento foi organizado seguindo os protocolos de biossegurança e prevenção à Covid-19, onde 78 jovens foram confirmados na fé, recebendo o dom do Espírito Santo de Deus. Crismandos, padrinhos, catequistas e familiares das comunidades foram divididos em dois grupos para o controle do distanciamento social e lotação do ambiente. Desta forma, ocorreram duas Missas, uma pela manhã às 9h e outra à tarde às 17h, ambas presididas pelo bispo diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti e concelebrada pelo pároco local, Pe. Elinei Eustáquio Gomes.

Foi sem dúvida um momento de graça e imensa alegria para os jovens da catequese e toda comunidade ali representada e reunida. Em sua homilia, Dom Marco Aurélio explicou que o mesmo Espírito Santo prometido por Jesus e que seus apóstolos receberam no Pentecostes, cada crismando naquele dia, por sua fé, também receberia, impulsionando-os a serem discípulos missionários de Cristo, o ungido de Deus, por todo mundo. O Bispo reforçou em suas palavras sobre o compromisso do crismado e aproveitando como exemplo, os jovens seminaristas  Jhonatan, Luciano e William da Paróquia de Santana, que ali estavam.

O bispo Motivou os catequizandos a buscarem discernimento para também encontrarem a sua vocação na vida da Igreja, salientando que o Espírito Santo distribui os mais diversos dons para que todos possam servir com amor. Jesus é movido pelo Espírito Santo e aquele que é crismado se dispõe e se compromete a viver deixando-se conduzir pelo mesmo Espírito: “Vocês receberão o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome. Ele vos recordará tudo que eu vos ensinei e vos ensinará todas as coisas” (Jo 14,26).

Gratidão a Deus pela bênção desse dia, por todos os catequistas que ajudaram na organização, pelo acolhimento dos amigos da Comunidade Deus Existe, pelo acompanhamento pastoral do bispo diocesano, nosso pároco e pela vida de cada jovem crismado de nossa Paróquia de Santana. Que o Divino Espírito Santo os ilumine e os sustente na missão.

George Paiva
EPAC da Paróquia Santana