01 de maio de 2024

Rezemos pela Santificação do Clero

18/06/2020 . Notícias da Diocese

No próximo dia 19 de junho, sexta-feira, iremos celebrar a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e neste dia também nossa oração será dedicada pela santificação do clero. Há 25 anos o Papa João Paulo II instituiu esse dia de oração pelo clero almejando que tal iniciativa ajude os sacerdotes a conformarem-se cada vez mais plenamente com o coração de Jesus, o Bom Pastor.

Mesmo limitados devido às restrições impostas pela atual situação do COVID-19, este momento não deixa de ser uma ocasião propícia de oração e de comunhão entre nós sacerdotes e o Povo de Deus, mesmo que não reunidos fisicamente no mesmo lugar mas unidos pela fé e pela vivência do ministério presbiteral que nos faz uma só família, além de ser também uma oportunidade ímpar para nós sacerdotes de redescobrirmos e reavivarmos o dom do nosso ministério.

Podemos destacar, motivados pelo Coração de Jesus: a centralidade da oração; a redescoberta do valor da diocesaneidade, reencontrando a beleza da fraternidade presbiteral junto ao nosso bispo; a redescoberta da essência de nossa identidade presbiteral e o sentido da vivência do nosso ministério a serviço do povo de Deus.

Celebrar a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, é celebrar o amor misericordioso e compassivo que Deus tem por cada um de nós. Um Deus que ama incondicionalmente e nos acolhe em nossas fraquezas e debilidades, cansaços e fadigas. Quando rezamos a jaculatória do seu coração compassivo o nosso desejo e meta deve ser sempre o de amar incondicionalmente, de perdoar e de acolher sempre, assemelhando o nosso coração ao Coração Sagrado de Jesus.

Em cada paróquia de nossa diocese nossos padres tem se esforçado e muito para manter viva a fé, a esperança e a chama do amor de Deus em cada coração. Para este dia, pedimos a todos os fieis leigos e leigas que incluam em suas orações pessoais todo o clero da nossa diocese para que sempre tenha o vigor missionário de anunciar a Boa Nova do Senhor não só em palavras mas em gestos e ações.

Cada padre, em todas as paróquias, irá conduzir esse momento de oração diante do Santíssimo Sacramento, segundo as condições locais, e oferecer possibilidades para que os fieis também rezem. Em sua igreja doméstica você e sua família poderá rezar conosco pelos nossos meios de comunicação. Juntos supliquemos ao Senhor para que à semelhança do seu Coração Sagrado possamos viver a mansidão e a humildade na nossa missão de cada dia.

Hora Santa pela Santificação do Clero – 2020

Pe. Ueliton Neves da Silva