Retomando as orientações de cuidado frente à COVID-19

01/12/2022 . Notícias da Diocese

Retomando as Orientações

Retomando as Orientaçãoes Frente à COVID-19

Nas últimas semanas cresceu o número de pessoas infectadas pela COVID-19 em todas as partes do nosso país; tal fato se justifica em decorrência de novas subvariantes que estão circulando. Devemos considerar que o período mais crítico da pandemia vivido nos anos de 2020-2022 nos ensinou medidas que podem evitar a disseminação do vírus. Diante disso, é importante retomarmos cuidados que precisam ser observados no enfrentamento à COVID-19, dentre eles destaco:

1. As pessoas com sintomas gripais devem ser orientadas a evitar o contato social, inclusive a participação nas atividades litúrgicas e pastorais, e procurar o serviço de saúde para testagem e recebimento de orientações adequadas para o tratamento.
  2. Nas assembleis litúrgicas e nas atividades pastorais, dentro da liberdade de consciência de cada pessoa, aconselha-se que os fiéis retomem o uso de máscara de proteção individual. Aos ministros que prestam algum serviço litúrgico, considerando o contato próximo com mais diversos fiéis, peço que utilizem a máscara como medida preventiva. Devemos ressaltar que se algum município vir a obrigar o uso de máscara em locais fechados, como igrejas e centros pastorais, essa normativa deverá ser acolhida pelas comunidades eclesiais que estiverem dentro daquele limite territorial de tal administração.
  3. Que se disponibilize nas igrejas e centros pastorais o álcool 70 % para a higienização das mãos dos fiéis, principalmente após o ofertório e antes da Comunhão Eucarística.

Continuemos firmes na oração intercedendo por todos os doentes, de modo particular por aqueles que são acometidos pela COVID-19. Peçamos a Nossa Senhora a graça da saúde e da paz sobre o povo brasileiro.

Fraternalmente.

Dom Marco Aurélio Gubiotti

Itabira, 30 de novembro de 2022.