04 de maio de 2024

Retiros de Carnaval da RCC

27/02/2023 . Notícias da Diocese

A Igreja nunca procurou abolir a cultura, mas santificá-la. Não seria diferente com o carnaval. Uma festa popular muito antiga, que busca promover a alegria aos foliões às vésperas da quaresma: tempo de silêncio, penitência e oração. Mas o que realmente acontece nas festas de carnaval do mundo, são alegrias superficiais que acabam em tristeza. Após a agitação dos blocos, fica o vazio. Sem contar que inúmeros pecados e blasfêmias que são cometidos e ferem o coração de Deus.

A RCC e o carnaval

Indo ao encontro de todas essas realidades, a Renovação Carismática Católica da Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano, vem há mais de 30 anos promovendo encontros de carnaval. Esse ano houveram 6 retiros de carnaval, de 18 a 21 de fevereiro, espalhados por toda a diocese, contando com: oração do terço, animação,  louvor, pregação, santa missa, adoração, bênção do Santíssimo,  noite carismática e muita oração. Teve também o cantinho para as crianças, promovendo a evangelização de maneira lúdica aos pequenos.

Canaã

Realizado desde 1986, o Canaã é o ponto de encontro do povo de Deus, da região pastoral 1. Houveram anos em que o evento não pôde ser realizado, mas não deixou de produzir frutos. “É muito bom, é tudo perfeito. É sentir mesmo, Deus. É uma transformação. Quando você tá aqui, você se sente renovado”, disse Daniele Abreu, serva no Grupo de Oração Santa Bárbara. Participante da Renovação há 25 anos, ela ainda afirmou que é o lugar onde a felicidade é verdadeira, onde se sente Deus.

Alegrai-vos em Cristo

Sediado em Alvinópolis, 2023 foi o ano de inauguração do Alegrai-vos em Cristo. Realizado apenas no dia 18 (sábado), no salão paroquial, contou com a presença do pároco, Pe. Marcos Rosa, durante a programação.

Rebanhão com Cristo

O Rebanhão chegou à sua vigésima edição. Tendo alcançado a maioridade, mas com o mesmo fôlego dos anos iniciais, continua sendo canal de graça, cura e restauração. “(…) eu tava no mundo, no carnaval da minha cidade. Aí fui convidado para vir pro Rebanhão e tô achando mil maravilhas”, testemunhou Tarlei Júnior, de Alvinópolis. Afirmou ainda que “é muito bom, adorar em Deus”, e disse ter saído renovado para uma vida nova. O Rebanhão foi sediado na igreja matriz da paróquia São Luís de Montfort, em João Monlevade.

Alegrai-vos

Esse ano, foi festejado no Ginásio Municipal de Timóteo. “(…) a gente colhe muitos frutos bons, nossa… Muitas bênçãos mesmo na vida da gente. Eu mesma tenho recebido muitas graças, cada vez que participo”, foi o que disse em entrevista a dona Maria do Rosário Soares. Segundo ela, só tem a ganhar quem participa do Alegrai-vos.

Anunciai

Completando 31 anos, o tradicional retiro de carnaval de Ipatinga, o Anunciai, foi realizado no Ipatingão, em Ipatinga. O carnaval com Jesus continua despertando os jovens. Segundo Ian Gabriel Oliveira, o evento foi animado e encontrou muitos jovens lá. “Muito animado, (…) muito divertido mesmo. E é uma forma de buscar este renovo do Espírito Santo”, contou.

Celebrai com Cristo

Em 2023 o Celebrai debutou. Ao completar seus 15 anos, o testemunho é de perseverança. Veja o que disse Dênio Regiane, participante dos grupos de oração Nova Unção e Rios de Água Viva, em Coronel Fabriciano: “(…) é uma experiência extraordinária. Experiência com Deus. O Celebrai é bom demais”. Dênio, ainda disse que participa desde a primeira edição do Celebrai, ininterruptamente, e que essa edição foi maravilhosa, bem como as anteriores.

Os frutos

A busca pela santidade e santificação da cultura, é observada por toda a Igreja. Dessa forma, a Renovação não poderia ficar de fora, uma vez que é membro de um mesmo corpo. “Numa palavra, todos os santos, porque amaram a Jesus Cristo, esforçaram-se por santificar o mais possível o tempo de carnaval”, Santo Afonso Maria de Ligório, Meditações.

Diante dos testemunhos e da própria fala de Santo Afonso, observamos a importância dos eventos de carnaval com Cristo. Muitas almas são salvas e libertas. Vidas foram restauradas e tudo isso com alegria que não acaba no fim do bloco; e na busca da maior vocação: a santidade.