Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

29 de maio de 2025

Retiro Canônico dos Diáconos Permanentes e Esposas

26/05/2025 . Notícias da Diocese

Entre os dias 23 e 25 de maio, aconteceu o Retiro Espiritual anual dos diáconos permanentes e suas esposas, realizado no Sítio Santo Antônio, em Santa Maria de Itabira, com assessoria do professor Dr. Felipe Sérgio Köller, de Curitiba.

O referido assessor é professor da Faculdade Claretiana de Teologia – Studium Theologicum, em Curitiba, afiliada à Pontifícia Universidade Lateranense; professor doutor da PUC-Paraná; realiza estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Campinas; doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Além disso, é professor dos cursos de especialização da Faculdade São Basílio Magno (FASBAM), da Católica de Santa Catarina, da Faculdade Católica do Amazonas e do Instituto de Educação, Cultura e Humanidades (INSECH), nas áreas de liturgia, arquitetura e arte do espaço litúrgico e teologia cristã oriental. É também membro da equipe de reflexão da Comissão Episcopal para a Liturgia (Setor Pastoral Litúrgica) da CNBB.

O tema refletido no retiro foi: “Vida espiritual, ofício artesanal: uma mística concreta, contemplativa e comunitária em tempos de abstrações, consumismos e individualismos!”

A programação do retiro teve início na sexta-feira, dia 23, com a Santa Missa, presidida pelo padre Matalanga Mabiala, CICM, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Santa Maria de Itabira.

No sábado, as atividades tiveram início com a oração das Laudes, preparando espiritualmente os participantes para as reflexões desenvolvidas ao longo do dia; no domingo, a programação foi igualmente iniciada com a Liturgia das Horas, culminando na exposição do último tema, conduzida pelo professor Felipe Köller.

O retiro foi encerrado com a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Marco Aurélio. Em sua homilia, entre as reflexões sobre a liturgia do 6º domingo da Páscoa, Dom Marco agradeceu aos diáconos permanentes pela contribuição significativa que exercem na diocese, sendo, como ele afirmou, uma “graça de Deus”.

Antes da bênção final, foi rezado o primeiro dia do tríduo em preparação para o jubileu de 60 anos da diocese. Os diáconos e suas esposas também aproveitaram a ocasião para rezar em agradecimento pelos 12 anos de ordenação episcopal de Dom Marco, a serem celebrados no dia 26 de maio.

Foram momentos marcantes de importantes reflexões e convivência fraterna entre os diáconos permanentes e suas esposas.

Deus seja louvado pela dedicação de cada diácono em seu serviço à Igreja particular da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano!