Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

25 de abril de 2024

Retiro anual dos Diáconos Permanentes e Esposas é realizado em Coronel Fabriciano

14/12/2021 . Notícias da Diocese

Entre os dias 3 e 5 de dezembro, na Casa de Retiro Recanto das Mangueiras, em Coronel Fabriciano (MG), aconteceu o retiro anual dos diáconos permanentes e esposas de nossa diocese. O retiro teve como tema: “Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram” (Rm 12,5). Esse tema nos remete ao verdadeiro amor, que é aquele que busca compartilhar a alegria com o irmão que se alegra e o pranto com aquele que sofre, sem julgamentos e sem preconceitos. O plano e direcionador dessa reflexão foi a carta encíclica Gaudete et Exsultate, do Papa Francisco.

No sábado (4) os exercícios espirituais tiveram início com a celebração da Santa Missa com Laudes, presidida pelo Padre Thiago Rodrigues, pároco da Paróquia São Francisco Xavier, SX o qual acolheu os diáconos e esposas com grande afeto e carinho.

A espiritualidade e mística do encontro foi assessorado Pelo Diácono Permanente Ruy Figueiredo Neves da Arquidiocese de Juiz de Fora (MG), o qual norteou as reflexões pautadas em: “Deixar-se Tocar pelo Mestre, segui-lo e Anunciá-lo por Atitudes e Palavras”; “A Redenção Continua Acontecendo”; “Início do Segundo Testamento em Caná da Galiléia”; “Evangelizar é Preciso: Os Pilares da Comunidade”; “A Espiritualidade Conjugal do Diácono”; “A Função do Diácono e Sua Família na Vida da Igreja”.

O encerramento do retiro se deu com a Celebração da Missa, presidida pelo Pe. Thiago, ao final da Missa o coordenador do CDDP, Diác. José Geraldo de Oliveira, agradeceu a fraterna receptividade por parte do Pe. Thiago e de todos aqueles que trabalharam para que o retiro se tornasse realidade. Agradeceu também a presença de todos os diáconos e esposas que alegremente participaram desse momento de unidade.

Por Diác. José Geraldo de Oliveira
e Diác. Welington César de Oliveira