25 de abril de 2024

Reinauguração da Igreja de Nossa Senhora das Vitórias

01/06/2021 . Notícias da Diocese

Edificada no ano de 1950, a igreja dedicada à Nossa Senhora das Vitórias, situada nos Cocais de Baixo no município de Coronel Fabriciano, se eleva como um espaço onde se abraçam, harmoniosamente, a fé e a vida. De linhas sóbrias e singelas, este edifício sagrado reflete em seus traços arquitetônicos lembranças nostálgicas de um tempo passado misto a divinos apelos para o momento presente.

Tombada como patrimônio histórico no ano de 1999, este templo permaneceu com suas portas fechadas por cerca de uma década devido a sérios comprometimentos em suas estruturas. No final do ano passado, um árduo trabalho de restauro da igreja começou a ser realizado pela prefeitura municipal de Coronel Fabriciano em diálogo com os órgãos culturais competentes e com o apaixonado acompanhamento da comunidade católica local.

Durante solene ação litúrgica, na feliz providência da celebração do mistério da Santíssima Trindade, este patrimônio cultural, mas, sobretudo de fé e religiosidade, foi reaberto e reentregue a quem é de direito:  um povo; a uma comunidade que sonha e faz acontecer. Para quem possui os pés plantados neste lugar, qual raiz de suntuosa árvore arraigada no ventre da terra, não se trata de uma simples obra realizada com tinta e cimento, mas de um resgate de sua própria autoestima, de suas origens, de suas memórias tecidas de risos e lágrimas e, de maneira toda particular, de sua teimosa certeza de andar com fé, pois esta não costuma falhar.

Paróquia São Francisco Xavier
Cel. Fabriciano (MG)