24 de abril de 2024

Regiões pastorais celebram o Dia Mundial das Comunicações Sociais

25/05/2023 . Notícias da Diocese

“Falar com o coração”
“Testemunhando a verdade no amor” (Ef 4,15)

No domingo, dia 21 de maio, data em que a Igreja de todo mundo celebrou o Dia da Ascenção do Senhor, a PASCOM – Pastoral da Comunicação celebrou nas três regiões pastorais o DMC – Dia Mundial das Comunicações Sociais.

O evento existe há 57 anos e nasceu como resultado dos documentos pós conciliares. Todo ano o Papa dirige uma reflexão aos agentes de comunicação católicos no dia 24 de janeiro, Dia de São Francisco de Latão, patrono dos jornalistas para ler refletido até o Dia da Ascenção do Senhor, quando é celebrado o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

A Ascenção do Senhor é considerada pela liturgia católica como o evento mais próximo da união entre o Criador e sua criação, por isso a importância da mensagem que os agentes de comunicação transmitem.

DMC NOS REGIONAIS

Na Região Pastoral I o Dia Mundial das Comunicações foi comemorado na Paróquia de Bom Jesus, em Ipoema, num encontro marcado por momentos de fé, reflexão e partilha com a participação de membros da comunidade e convidados especiais. A Santa Missa foi presidida pelo Padre Júlio Martin Abad e concelebrada pelo Diácono Glemerson Pereira de Souza. Presentes ainda o seminarista Welington e as representantes religiosas Irmã Ilda e Irmã Liuda.

A reflexão sobre a carta do Papa Francisco foi conduzida pelo Diácono Glemerson e sua esposa.

Clique aqui para ver as fotos do Regional I

No Regional II uma missa presidida pelo Padre Jefferson Verônes da Paróquia São José Operário de João Monlevade marcou as comemorações do DMC. Os agentes da Pastoral da Comunicação participaram da procissão de entrada e da liturgia na Santa Missa. Agentes das paróquias Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora de Fátima e São Luiz de Montfort também participaram.

O agente Fernando Souza leu a mensagem do Papa Francisco. Em seguida Luiz Wagner, coordenador pastoral do Regional II agradeceu a cada agente pastoral das paróquias presentes. Após a Santa Missa houve uma confraternização entre os presentes.

Clique aqui para ver as fotos do Regionai II

O Regional III celebrou o Dia Mundial das Comunicações Sociais através de um Encontro ocorrido nas dependências da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Ipatinga. O Padre Marco José fez a abertura do Encontro, seguido de três palestras. Na primeira o Professor e Jornalista Sávio de Castro discorreu sobre a mensagem do Papa. Em seguida, Allan Barros, da Agência Parábola, falou sobre o DECOM, Departamento de Comunicação da diocese, explicando aos presentes sobre o funcionamento da Comunicação Institucional e a Professora Meire Lúcia encerrou o ciclo de debates falando sobre o funcionamento da Pascom.

Veja abaixo as fotos do Regional III

Agentes de Comunicação de diversas paróquias da Região participaram do Encontro, que foi seguido da Santa Missa celebrada pelo Padre Raimundo Vieira.

AGRADECIMENTO

A Coordenação diocesana da Pastoral da Comunicação está feliz e extremamente agradecida a Deus por ter por ter nos dado força para celebrar nos três regionais esse Dia Mundial das Comunicações Sociais. E agradece também a todos que ajudaram a organizar e aos que participaram. Isso ajuda a fortalecer a Pastoral da Comunicação, cuja Boa Notícia será sempre JESUS.